Morreu Gilberto Vieira



Gilberto Vieira, fundador do Partido Comunista da Colômbia (PCC), e um dos fundadores da Central de Trabalhadores da Colômbia, morreu no passado dia 25 de Fevereiro.

Gilberto Vieira foi um dos mais destacados dirigentes políticos e intelectuais revolucionários da Colômbia do século XX. Como dirigente político e intelectual, Gilberto Vieira foi um exemplo de coerência e de compromisso inquebrantável com os oprimidos e com o ideal comunista.
Entre 1947 e 1991 dirigiu o PCC como Secretário Geral e conduziu inúmeras batalhas políticas e sociais, impulsionando a unidade operária e popular, o internacionalismo antifascista no período da II Guerra Mundial, a resistência camponesa contra a violência oficial, a luta democrática contra a ditadura militar, a luta parlamentar em defesa dos interesses dos trabalhadores, apoiando a revolução cubana e as lutas anti-imperialistas na América Latina.
Gilberto Vieira apoiou com entusiasmo os processos para uma solução política do conflito armado que continua a devastar o seu país e desempenhou um papel destacado na denúncia da violência e da guerra suja contra a União Patriótica e contra o Partido Comunista.
A sentida homenagem do povo colombiano a Gilberto Vieira, no Capitólio Nacional, sede do Congresso da República, foi um eloquente testemunho do reconhecimento da grandeza da sua vida dedicada à causa comum dos povos. De todo o mundo chegaram à Colômbia mensagens de pesar pela perda deste lutador pela liberdade e a democracia. Também o PCP se juntou a estas manifestações de dor pelo desaparecimento de uma «figura destacada de patriota e revolucionário cuja vida esteve profundamente dedicada à causa libertadora do socialismo e do comunismo».


«Avante!» Nº 1370 - 2.Março.2000