Dia Internacional da Mulher comemorado por todo o país
Primeiro dia da Marcha Mundial



O Dia Internacional da Mulher fica este ano assinalado, também no nosso país, pelo início da Marcha Mundial das Mulheres no Ano 2000. Uma grande realização que se cruza com múltiplas outras iniciativas.


A Plataforma Nacional da Marcha realizou ontem, frente ao Palácio Foz, em Lisboa, uma conferência de imprensa destinada a informar sobre esta grande iniciativa internacional, dos seus objectivos, do que se vai passar e que tipos de acções se vão agora iniciar em todo o mundo até 17 de Outubro, data da concentração mundial em Nova Iorque, frente às Nações Unidas.
Foi ainda distribuído aos órgãos de comunicação social um dossier com depoimentos de mulheres, versando os dois temas centrais da Marcha: a pobreza e a violência exercida sobre as mulheres.
Em diversos pontos do país tiveram lugar diferentes iniciativas, mobilizando nomeadamente os sindicatos.
Sob o lema «Igualdade com direitos / Emprego de qualidade», e no âmbito da preparação da Jornada de Luta de 23 de Março, as Uniões dos Sindicatos de Lisboa e Setúbal organizaram um cordão humano de activistas sindicais e trabalhadores. O cordão culminou numa concentração nos Restauradores, com exposições de rua e diversas intervenções públicas no local, para além da entrega do dossier de reivindicações junto da Ministra para a Igualdade.
Também os trabalhadores da Norporte desfilaram pelas ruas de Lisboa, tendo aprovado uma resolução, em concentração junto ao Ministério da Economia, depois entregue neste mesmo ministério.


«Avante!» Nº 1371 - 9.Março.2000