Moçambique na agenda
da assembleia ACP-PE



O deputado do PCP, Joaquim Miranda, propôs o agendamento de um debate sobre Moçambique na próxima Assembleia Paritária ACP/UE, que se realiza entre os dias 20 e 23 de Março, em Abuja, na Nigéria.

Esta proposta surge na sequência de anteriores iniciativas tomadas pelos deputados do PCP no Parlamento Europeu, de que se destacam uma carta escrita por Joaquim Miranda, na qualidade de presidente da Comissão para o Desenvolvimento e Cooperação, dirigida ao Comissário Poul Nielson e uma pergunta efectuada à Comissão, no passado dia 22 de Fevereiro, sobre as medidas de urgência que a União Europeia pretende adoptar para apoiar as autoridades moçambicanas a fazer face à presente calamidade que atinge o povo de Moçambique. O agravamento da situação naquele país exige a adopção de um plano de acção capaz de garantir uma resposta à altura, afirmou Joaquim Miranda na sessão plenária do PE.
A Assembleia Paritária ACP-UE é constituída por 142 membros, metade dos quais são deputados do Parlamento Europeu e outra por parlamentares de países de África, Caraíbas e Pacífico, entre os quais se contam Angola Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.


«Avante!» Nº 1371 - 9.Março.2000