França
30º Congresso do PCF



De 23 a 26 de Março realizou-se em Martigues , região de Marselha, o 30º Congresso do Partido Comunista Francês, com a participação de 880 delegados, algumas centenas de convidados e cerca de 150 delegações estrangeiras.
O PCP esteve representado por Vitor Dias, membro da Comissão Política e Albano Nunes, membro do Secretariado do CC.

O 30º Congresso do PCF, anunciado como «Congresso "fundador"» de um «novo partido comunista» consagra efectivamente profundas modificações na definição, orientação, objectivos e organização do PCF.
A introdução da discussão geral (não houve relatório do Comité Nacional cessante) foi feita por Jean Paul Magnon, membro do Bureau Nacional.
Os sete textos temáticos que constituem o «Documento de Orientação», que foram discutidos separadamente e aprovados pela esmagadora maioria dos delegados, confirmam a «mutação» empreendida pelo PCF na concepção do processo de transformação social e no papel do Partido, cuja estrutura de direcção sofreu sensíveis modificações. Foram eleitos directamente pelo Congresso um Conselho Nacional de 271 elementos (150 dos quais propostos por inerência das funções desempenhadas nas instituições, em movimentos sociais , nas federações do Partido) e um Colégio Executivo de 46 elementos (com entrada directa de personalidades que se inscreveram no PCF já no decurso da preparação do Congresso).
Robert Hue, confirmado como Secretário Nacional, foi também considerado eleito directamente pelo Congresso, embora não tenha sido objecto de votação individualizada. Foi ainda eleita uma ampla comissão com o objectivo de proceder à elaboração de novos Estatutos, que correspondam ao «novo partido» que nasceu em Martigues.
O 30º Congresso do PCF realizou-se num quadro político marcado por importantes lutas sociais, nomeadamente no Ensino e Função Pública (que levou à remodelação do governo de Jospin, anunciada na passada segunda-feira) e pela perspectiva das eleições Municipais do próximo ano e das Presidenciais e Legislativas de 2002.


«Avante!» Nº 1374 - 30.Março.2000