Solidários com Chiapas



Um grupo de cidadãos de diferentes países da União Europeia entregou na Cimeira de Lisboa um abaixo-assinado manifestando solidariedade com as populações indígenas do México que estão a ser vitimas de uma guerra movida pelo governo mexicano.


A entrega do documento foi efectuada no dia em que o presidente mexicano, Ernesto Zedillo, se encontrava em Lisboa para ratificar um acordo preferencial entre o México e a União Europeia. No mesmo dia, a causa do povo do Estado de Chiapas foi lembrada na manifestação promovida pela CGTP-IN, onde se integrou um grupo de jovens que acusou a UE de hipocrisia ao fazer vista grossa à violação dos direitos humanos no México em troca do acesso preferencial a um mercado de 375 milhões de pessoas.
O tratado prevê a eliminação progressiva das taxas alfandegárias, medida que deverá abranger já a partir de 1 de Julho 48 por cento das exportações industriais da UE e 82 por cento das mexicanas. A liberalização afecta também 62 por cento dos produtos agrícolas.
O abaixo-assinado foi subscrito por um amplo conjunto de personalidades conhecidas da vida cultural e política portuguesa. Entre elas, constam os nomes do secretário-geral do PCP, Carlos Carvalhas; José Casanova, membro da Comissão política do PCP; dos dirigentes da JCP Pedro Silva e Vanessa Silva; dos deputados na AR Bernardino Soares e Margarida Botelho; Ilda Figueiredo, deputada no PE; dos vereadores na CM de Lisboa António Abreu e Rui Godinho; dos sindicalistas Amável Alves e Américo Leal; almirante Rosa Coutinho; general Vasco Gonçalves; Artur Ramos, realizador de cinema; dos cantores Carlos do Carmo e Manuel Freire; dos escritores Alice Vieira, Catarina Fonseca, Mário Castrim e Urbano Tavares Rodrigues; dos jornalistas Fernando Correia, Miguel Urbano Rodrigues e Rogério Rodrigues; Mário Alberto, cenógrafo e artista plástico; dos actores Morais e Castro e Tiago Rodrigues, entre muitos outros.


«Avante!» Nº 1374 - 30.Março.2000