MURPI em Congresso
Pela dignidade a que temos direito



O MURPI realizou o seu 3º Congresso. Em debate estiveram os muitos problemas dos idosos no nosso país.


«Pela dignidade a que temos direito» e «Próximo século que futuro para os idosos» foram os temas centrais em debate no 3º Congresso Nacional do MURPI – Confederação Nacional de Reformados, Pensionistas e Idosos, realizado no passado dia 25 de Março no Pavilhão Paz e Amizade, em Loures.
Com cerca de 350 delegados inscritos e quase três mil participantes, o Congresso contou, nomeadamente, com a presença de representantes da CGTP-IN, da CGT francesa, das Comissiones Obreras, de Espanha, e ainda do Grupo Parlamentar do PCP (único presente, apesar de todos terem sido convidados). Presente nos trabalhos esteve igualmente o presidente da Câmara de Loures. De entre as saudações recebidas conta-se a do Partido Ecologista «Os Verdes».
Ao longo do dia foram vários os temas abordados, com destaque para a situação socio-económica dos reformados, o Relatório de Actividades e a situação financeira do MURPI, o Caderno Reivindicativo e o Programa de Acção.
O programa de acção para o próximo triénio desdobra-se em diferentes áreas.
O MURPI irá comemorar algumas datas de grande significado, como o 25 de Abril e 1º de Maio, o Dia do reformado, em Outubro e o dia 7 de Abril como data internacional dos idosos.
No quadro das reivindicações e lutas a desenvolver, destaca-se, entre outras iniciativas, uma concentração em Belém a assinalar o encerramento da presidência portuguesa da Comunidade Europeia, em Junho, e a exigência de uma sede para a Confederação.
Os reformados irão ainda desenvolver diferentes iniciativas de convívio, encontros e debates, em particular em torno de temas como «Centros de Dia e Convívio e Lares», «Segurança Social», pensões e outros.


«Avante!» Nº 1375 - 6.Abril.2000