Faleceu José Gomes



O actor e militante comunista José Gomes faleceu, na terça-feira, no Hospital Ortopédico José de Almeida, na Parede, onde se encontrava internado.

José Gomes trabalhava ultimamente em televisão, integrando o elenco da telenovela «A lenda da Garça», em exibição na RTP1.
Nascido em Cantanhede, em 1938, o actor iniciou a sua carreira em 1960, no CITAC de Coimbra, onde se estreou com a peça «Dulcineia ou a última aventura de D. Quixote». Em 1971, foi um dos co-fundadores de «Os Bonecreiros», onde se manteve até 1974, ano em que passou a integrar o elenco do «Grupo 4».
No teatro, o seu trabalho mais recente foi «O caminho para Meca», no D. Maria II, ao lado de Eunice Muñoz e sob a direcção de João Lourenço. Pisou também os palcos das companhias Malaposta, A Barraca e, ainda, do «Novo Grupo», onde interpretou peças de José Saramago («A Segunda Vida de Francisco de Assis») e Tchecov («Jardim das Cerejas»).
Realizou igualmente inúmeros trabalhos de cinema, com destaque para «Sem Sombra de Pecado» e «Kilas o Mau da Fita», realizados por Fonseca e Costa.


«Avante!» Nº 1375 - 6.Abril.2000