Contra o aumento de tarifas
por melhores transportes públicos
Campanha em marcha



Depois do êxito do buzinão, numa manifestação que mobilizou gente por todo o país, prossegue a luta contra qualquer aumento do preço dos transportes.

Um abaixo-assinado, já a circular, contra qualquer aumento do preço dos transportes e por mais e melhores transportes públicos, é uma das iniciativas que a Associação Transportes 2000 se propôs desenvolver, numa campanha anunciada em conferência de imprensa, dia 6 de Abril.
O buzinão saldou-se «numa manifestação de protesto que ultrapassou em muito as nossas expectativas», frisou a associação, no documento à imprensa, que refere a vaga de adesões, o facto de se ter feito sentir um pouco por todo o país e ainda a naturalidade com que decorreu «desmentindo infundados receios de alguns responsáveis políticos que parece acreditarem pouco nas pessoas».
Uma manifestação que «exige de todos nós, e em particular do governo, a tomada de decisões que minimizem os efeitos directos e indirectos da decisão de aumentar os combustíveis».
A Associação sublinha, em particular que ficou bem claro «o peso e a importância da opinião da sociedade civil, e de que as decisões políticas com incidência directa na vida das pessoas, não devem nem podem ignorar o sentir, o pensar, os legítimos interesses e as reacções dessas mesmas pessoas».


Acções a desenvolver

Neste quadro a Associação Transportes 2000 decidiu avançar com propostas – junto dos grupos parlamentares e do governo – para minimizar os efeitos do aumento de combustíveis e que passam por uma decidida recusa de qualquer aumento do preço dos transportes e pela apresentação de um conjunto de propostas de melhoria dos transportes públicos e de incentivo à sua utilização.
A Associação decidiu igualmente promover - com o envolvimento de cidadãos de outras associações de consumidores, de protecção ambiental, associações sindicais e profissionais, colectividades, juntas de freguesia, entre outros - uma campanha Contra qualquer novo aumento dos preços das tarifas, pela melhoria e por medidas de incentivo à utilização dos transportes públicos.
Esta campanha engloba o abaixo-assinado agora a correr, a elaboração e apresentação da 1ª carta reivindicativa dos utentes dos transportes públicos e o diálogo com os poderes públicos com vista à concretização das propostas apresentadas.


«Avante!» Nº 1376 - 13.Abril.2000