Projecto Aurora
— Contra a violência doméstica



O Projecto Aurora, uma iniciativa pioneira que visa sensibilizar as populações para a problemática da violência doméstica exercida sobre as mulheres, está a ser desenvolvido pela Câmara Municipal de Moura, distrito de Beja, e pela Associação Rota do Guadiana, da Margem Esquerda.

Após a sua apresentação pública, no passado dia 8 de Março, o projecto está a ser implantado nos concelhos de Moura, Serpa e Barrancos e conta com a participação das câmaras municipais de Barrancos e Moura, forças de segurança, escolas, centros de saúde, associações de mulheres e órgãos de comunicação social.
A implementação deste projecto justifica-se, entre outras razões, pelos problemas sócio-económicos da região, que contribuem para uma agravada situação de dependência da mulher.
Acresce que nesta região rural, e ainda bem marcada por princípios conservadores como o de que «entre marido e mulher ninguém mete a colher», as situações de violência conjugal revestem-se de secretismo e raramente são denunciadas, sendo suportadas em silêncio dia após dia, ano após ano.
Silêncio sobre os maus tratos que é ainda alimentado pelo facto de as mulheres, na maioria dos casos, não serem economicamente independentes, desconhecerem os seus direitos e os recursos psico-sociais com que podem contar.
Nesta fase, e no quadro do projecto, está a ser elaborado um estudo/diagnóstico da violência contra as mulheres nos concelhos abrangidos, com o objectivo de se fazer um rastreio da situação a nível local.
Prevê-se ainda a edição de uma brochura ilustrada sobre os Direitos da Mulher e a organização de um colóquio transfonteiriço com o tema «As mulheres e a violência doméstica: seus direitos e meios de defesa». Em preparação está também um encontro transfronteiriço, em que irão participar todas as entidades envolvidas no projecto em Moura, Serpa e Barrancos, a Associação de Mulheres AWRUS e a Área de Cultura do Ayuntamiento de Aroche, Espanha, e que tem como objectivo debater metodologias de prevenção da violência contra as mulheres.
Para melhor cumprir os objectivos do Projecto Aurora, serão criados três centros de documentação respeitante aos direitos das mulheres e serviços de atendimento para mulheres vítimas de maus tratos.
O Projecto Aurora inclui, por último, a realização de acções de sensibilização junto de entidades policiais sobre o atendimento e formas de intervenção em situações de maus tratos conjugais e a implementação, nas escolas, de acções de sensibilização dirigidas aos alunos e aos pais.


«Avante!» Nº 1377 - 20.Abril.2000