«Os Verdes» tomam posição
A água que bebemos
Os alimentos que comemos



A segurança alimentar e a gestão dos rios luso-espanhóis - de par da preparação da 8ª Convenção Nacional Ecológica, a realizar nos dias 13 e 14 de Maio, em Lisboa - foram os dois grandes temas em debate na reunião do Conselho Nacional de «Os Verdes», que teve lugar Sábado passado no Porto.

No que respeita à problemática em torno dos rios luso-espanhóis, «Os Verdes» alertaram para «que a forma como o aproveitamento hídrico vai sendo feito em Espanha condiciona irreversivelmente a utilização da água em Portugal».
O rio Douro, por exemplo, «regista já uma forte diminuição dos caudais em relação ao que seria normal».
No encontro, os ecologistas assumiram igualmente posição relativamente ao projecto da barragem do Baixo-Sabor, apelando ao Ministro do Ambiente para que respeite o parecer da Comissão de Avaliação no sentido de não permitir a sua construção, «evitando-se assim a destruição de zonas de elevado valor ecológico e paisagístico».


Segurança alimentar

O ingrediente mais importante do alimento é a segurança. Partindo deste princípio, «Os Verdes» sublinham a importância desta questão e lembram que os casos da BSE (doença das vacas loucas) e das dioxinas representam um sério alerta.
Problemas a que se junta uma utilização descontrolada e intensiva de agroquímicos, hormonas e antibióticos, que «veio destruir parte dos sistemas defensivos, ao nível dos organismos vivos incluindo o humano», e ainda «a entrada nas nossas mesas de OGM´s (organismos geneticamente modificados), sem que se conheçam os seus efeitos na saúde e no ambiente».
É neste quadro que o partido ecologista toma posição sobre o Livro Branco da segurança alimentar, que considera tardio, e defende que a Autoridade Alimentar Europeia (AAE) deverá ter «um poder activo no que se refere à gestão dos riscos e às decisões» que forem tomadas nesta área.
«Os Verdes» consideram ainda que a AAE deverá abarcar, sob a sua dependência, todas as Comissões Científicas existentes no seio da EU que tenham como objectivo a segurança alimentar.


«Avante!» Nº 1377 - 20.Abril.2000