«Avante!» na rua


A campanha de promoção do «Avante!» está a ser marcada pela criatividade.
Assim, ao som dos acordes de grupos de jovens músicos, que encontram no Centro de Trabalho de Santa Maria da Feira do PCP o seu espaço de criatividade, e sob o olhar expectante de outros jovens que «curtem» a música e o convívio, Rui Sousa, mais conhecido por Bubba XXL, artista plástico, professor de Educação Visual, tocador de guitarra no «Watchtower» e graffiteiro por devoção, vocação e feitio, foi enchendo a alva parede exterior daquele espaço com outra forma de arte: um graffitti dedicado ao «Avante!» remodelado.
«Lembrei-me, mesmo agora, de fazer isto. Olhei para a parede, perguntei à malta do Partido e, pronto, aqui está», diz Rui Sousa, intervalando um pouco, para descansar, beber água e reapetrechar-se, agora com uma máscara, por causa dos sprays.
«Esta é uma arte de intervenção. Manifesto, assim, o que sinto, o que penso e deixo uma mensagem, em geral um apelo à unidade, contra a violência, pela paz. Mas também é uma forma de quebrar a monotonia do betão. Uma forma de embelezar a cidade.»
De facto, o Centro de Trabalho de Santa Maria da Feira ficou mais bonito, como bonita é a mensagem do Bubba XXL: «Ó malta, vá lá, leiam o "Avante!"».


«Avante!» Nº 1378 - 27.Abril.2000