Eurocorpo põe à prova
capacidades no Kosovo



Com a investidura oficial do espanhol Juan Ortuno no cargo de chefe das forças da NATO no Kosovo (KFOR), cuja cerimónia decorreu na passada semana, a União Europeia inicia uma missão especial naquele território, que serve igualmente de teste às capacidades da Europa militar.

Durante um período de seis meses, as operações da NATO no Kosovo serão realizadas sob responsabilidade do Eurocorpo, estrutura militar que tem o seu quartel-general em Estrasburgo e é formada há oito anos por cinco nações europeias (Alemanha, Bélgica, Espanha, França e Luxemburgo).
Teoricamente o Eurocorpo reúne 60 mil homens e, embora na prática nunca tenha realizado operações militares, é com ele a União Europeia conta para construir a sua futura força de intervenção rápida que já foi anunciada para estar operacional em 2003.
Para o Kosovo, o Eurocorpo deslocou 350 oficiais cuja acção, caso seja bem sucedida, poderá ser aproveitada pelos EUA para retirar tropas do Kosovo, numa altura em que a tensão parece aumentar no território e não se vislumbra o fim do conflito entre sérvios e albaneses.


«Avante!» Nº 1378 - 27.Abril.2000