Artigo anterior  Próximo artigo


Actividade do PCP
BREVES


LISBOA
Solidariedade com o Couço

O sector de Serviços e Hotelaria da Organização Regional de Lisboa vai promover, no próximo dia 9 de Junho, uma excursão à freguesia do Couço, a cuja população vai prestar a solidariedade dos comunistas de Lisboa, em geral, e deste sector em particular.

O dia será preenchido com um almoço-convívio, a que se seguirá uma visita à freguesia e um debate político sobre a história da freguesia.

Para além da manifestação de fraternidade de que são portadores, estes camaradas visam, também, proceder a uma troca de experiências e conhecimentos entre as duas organizações.

Quem quiser inscrever-se nesta excursão - cujo preço é de 1200$00 -, deverá fazê-lo, dirigindo-se ao CT Vitória ou através do telefone 213307000.

FESTA DO AVANTE
Convívio no domingo

É já no próximo sábado a jornada de confraternização dos construtores da Festa do Avante, ao longo destes 27 anos. Como já foi noticiado, desta iniciativa consta de uma manhã desportiva e cultural, a que se seguirá um almoço e um convívio que, por fim, dará lugar a uma intervenção de carácter político.

ABRANTES
Repor médico de família

A Comissão Concelhia de Abrantes do PCP está solidária com a população de Alvega, Bemposta, Pego e Vale das Mós, neste momento, sem médico de família.

Em tomada de posição pública, os comunistas exigem a rápida reposição do médico de família no Posto de Saúde daquela zona, atribuindo à política do Governo a situação de degradação que se está a viver ao nível da saúde. Degradação que, em sua opinião, é consequência do baixo investimento no SNS e da insistência na centralização da sua gestão, do processo de entrega à gestão privada de unidades de saúde e do não aproveitamento dos recursos materiais e humanos do SNS e que leva ao aumento, simultaneamente, do descontentamento tanto dos utentes como dos profissionais de saúde, à custa de cujo esforço e boa vontade se vai superando as situações.

Para as populações - dizem -, esta política tem tradução no aumento das listas de espera, num atendimento cada vez mais deficiente e na falta de recursos humanos, como está a acontecer no concelho.

CARTAXO
Urge Nó de Acesso à A1

A Comissão Concelhia do Cartaxo do PCP, por sua vez, está solidária com o movimento para a construção do Nó de Acesso à A1, no concelho, já que se trata de uma obra que representa uma mais valia tanto para este, do ponto de vista económico, como para a população. Aliás, nos órgãos autárquicos onde está representado, o PCP tem assumido posições claras em defesa desta medida.

Mas, para o PCP, independentemente de os órgãos autárquicos terem um papel determinante na resolução dos problemas das populações, a verdade é que «não substituem o dever e o direito» de os partidos políticos e de os cidadãos participarem na vida dos seus concelhos. Essa a razão por que, ao lado das populações e fazendo ouvir a sua voz sempre que necessário, apela à divulgação do abaixo-assinado - e recolha de 4 mil assinaturas -, que visa o recurso ao direito de Petição, no sentido de que o assunto seja agendado e discutido na Assembleia da República.

«Avante!» Nº 1434 - 24.Maio.2001