Venezuela

Um destino em jogo

Pedro Campos

Poucos anos após o achamento da Venezuela, o cronista Gonzalo Fernández de Oviedo y Valdés – íamos no ano de 1535 – fez uma primeira referência escrita de um europeu ao petróleo: «alguns que o viram dizem ser chamado pelo naturais de Stercus demonis e que é utilíssimo em medicina». Não é, pois, de estranhar que, em 1539, atendendo a uma ordem da rainha D. Juana, seja enviado a Espanha um barril de petróleo para aliviar a gota de Carlos V.


O artigo completo está disponível na edição impressa ou por assinatura on-line



Já é assinante ou comprou o Avante! esta semana?
Inicie sessão




Mais artigos de: Temas

Retratos do trabalho - 3

Uma licenciatura é garantia de um emprego estável e de um salário elevado? Qual o retorno de um investimento de anos numa formação académica? O que significa ter um curso superior no mercado de trabalho português? Neste número, o Avante! continua a publicar retratos de jovens trabalhadores, cada um com uma profissão diferente. Desta vez, uma professora e um advogado.

Retratos do trabalho - 4

Luís,advogadoA instabilidade do direito Luís não quer dar a cara nem o nome. Por isso é Luís, depois de ter pensado ser João, Miguel e Ricardo. Advogado, Luís receia que o reconheçam no escritório em que estagia há quase dois anos. Teme quaisquer...