As multinacionais tomaram conta do governo dos EUA

Petróleo e armamento dominam administração Bush

A pretensa «guerra de libertação» do Iraque é uma das mais sinistras tramas do imperialismo. O que está de facto em jogo são os interesses das multinacionais.

O artigo completo está disponível na edição impressa ou por assinatura on-line



Já é assinante ou comprou o Avante! esta semana?
Inicie sessão




Mais artigos de: Internacional

A lei da selva

A tomada do Iraque pelas forças anglo-americanas fica marcada por dois acontecimentos: o hastear da bandeira americana nos locais mais emblemáticos do país, e o caos generalizado que sobreveio à queda do regime iraquiano. As imagens de pilhagem e destruição a que o mundo tem vindo a assistir confirmam a ideia de que o objectivo dos EUA não foi apenas o de derrubar Saddam Hussein mas também o de destruir o Iraque. Cumprido o desígnio, as atenções voltam-se para a Síria.

Os mortos dão vida à Bolsa

O jornal de economia L’Expansion (Fevereiro de 2003) analisou a influência das guerras promovidas pelos EUA sobre o Dow Jones desde que este índice bolsista foi criado, em 1896, e chegou à conclusão de que, se no dia seguinte ao desencadear dos conflitos o Dow Jones baixa em média 2%, seis meses mais tarde, pelo...

Um crime imperdoável

Os EUA permitiram o saque e destruição do Museu de Bagdad. Este atentado contra o património mundial, verdadeiro crime contra a humanidade, não foi acidental.