Terrorismo cirúrgico

Zillah Branco
O Governo dos Estados Unidos iniciou o terceiro milênio com a imposição de uma nova estratégia de guerra de dominação – o terrorismo cirúrgico. Em nada honra a história do seu povo cuja independência divulgou mundialmente o conceito de democracia e mereceu da «velha» França, como hoje tratam a Europa os arautos da moderno imperialismo, uma estátua da Liberdade no seu porto de entrada a New York. Os factos que explicam esta invenção guerreira são relatados pela imprensa internacional, por ex-assessores do governo norte-americano, inclusive da famigerada CIA, e por estudiosos da história contemporânea.

O artigo completo está disponível na edição impressa ou por assinatura on-line



Já é assinante ou comprou o Avante! esta semana?
Inicie sessão




Mais artigos de: Temas

A «libertação» à americana não se ficará pelo Iraque

No início de Abril, o Departamento de Estado dos EUA lançou o seu relatório anual de Direitos Humanos(1). A organização Human Rights Watch considera as suas conclusões em larga medida honestas e duras, mas nota que inclui descrições cândidas de abusos cometidos por aliados dos EUA na «Guerra contra o Terrorismo», incluindo o Egipto e a Arábia Saudita.

As possibilidades infinitas<br> do mundo concreto

Os objectos que, por um motivo qualquer, perderam as funcionalidades para que foram inventados e produzidos ficam irremediavelmente condenados ao abandono, ao lixo ou, na melhor das hipóteses, a recuperarem operacionalidade através de um processo de reciclagem que lhes destroi/reconstroi a identidade e não os deixa...

O homem contra a máquina na Mesopotâmia milenar

A guerra que tem por cenário o Iraque assume, contemplada de longe, assume aspectos de ficção científica. Empurra a memória visual para filmes que vimos no cinema. Com a diferença de ser bem real. É muito possível que nestes dias, em Hollywood, equipas bem pagas, estimuladas pelo Pentágono, trabalhem já na preparação de fitas que em breve aparecerão nos cartazes. A tarefa de redigir os roteiros será confiada a escritores especializados, gente do sistema.

A destruição de Bagdad

Durante meses a fio fora-nos anunciado que o «mau ditador» teria armas perigosíssimas, para que estivéssemos mentalizados para «aceitar» que o «bom ditador» fizesse uso das suas. Estas foram-nos ditas serem «inteligentes» («smart»), precisas, cirúrgicas, «limpas». São na realidade armas de destruição maciça seja qual for a definição que se adopte. Assistimos à destruição maciça de Bagdad pelas novíssimas armas dos arsenais dos EUA. Babilónia sucumbe às bombas, muitas bombas. Os Sumérios e os Caldeus descobriram e transmitiram-nos muitos ensinamentos, mas bombas não, temos nós que explicar.

A crise económica em Portugal

Os artigos de análise e opinião nos jornais e as intervenções dos governantes levam-nos à conclusão que Portugal afasta-se da convergência com os países da União Europeia. E de acordo com os dados recentemente publicados pelo INE, encontra-se em recessão técnica (dois trimestres seguidos com uma variação negativa do Produto Interno Bruto).