Porto
«Acção Local 21»
O vereador do Ambiente na Câmara do Porto, Rui Sá, eleito pelo PCP, anunciou na passada semana a implementação em 2004 de um projecto-piloto de limpeza e recuperação das zonas verdes de 12 bairros sociais da cidade.
O projecto «Acção Local 21», que será alargado em 2005 aos restantes 28 bairros, envolve a participação das comunidades locais no diagnóstico dos problemas, definição de prioridades e escolha de soluções que tenham reflexos práticos na qualificação ambiental.
«Temos recebido queixas legítimas dos moradores relativamente ao abandono dos espaços verdes e à limpeza», referiu o autarca, enaltecendo o facto de 45 juntas de freguesia, associações de moradores, associações ambientais e movimentos de cidadania terem já aderido ao projecto, que envolve a assinatura de um «acordo cívico» com a autarquia.
Esta semana, serão assinados protocolos com as escolas de Arquitectura das universidades do Porto e Lusíada e da Cooperativa árvore para que alunos trabalhem em projectos de requalificação paisagística de seis bairros da cidade (Aldoar, Fonte da Moura, Machado Vaz, Viso e os dois da Pasteleira).
O vereador do PCP disse ainda que a autarquia vai identificar locais e definir regras para a criação e desenvolvimento de hortas comunitárias, permitindo um «regresso às origens» da população que pretende cultivar terras e produzir alimentos para consumo próprio.


 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: