Gouveia
PCP homenageia mulher exemplar
A Comissão Concelhia de Gouveia do PCP vai homenagear, amanhã, Eulália Mendes, figura histórica do operariado têxtil do concelho. Esta homenagem, que se realiza às 21.30 horas na Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira, é extensível a «todos os operários de lanifícios do concelho», destacam os comunistas.
Eulália Mendes nasceu em Gouveia, a 30 de Abril de 1910. Cedo emigrou com os pais para os Estados Unidos da América. Foi neste país que se tornou «numa figura lendária da luta dos trabalhadores têxteis, uma organizadora e dirigente do Sindicato Têxtil e do Partido Comunista». Por se ter recusado, enquanto sindicalista, a renegar a sua condição de comunista – como lhe exigia uma lei da época da «Caça às bruxas» do Senador McCarthy –, foi presa pelo FBI e de seguida deportada para a Polónia. É neste país que ainda vive, completando no próximo dia 30 94 anos.
Para os comunistas, «homenagear este exemplo de mulher, de gouveense e de cidadã íntegra, coerente e lutadora pelos direitos dos mais desfavorecidos é enaltecer o que de mais nobre encarnou o espírito do 25 de Abril». Daí a escolha desta homenagem nos 30 anos da Revolução, destaca a Comissão Concelhia de Gouveia.


 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: