- Edição Nº1587  -  29-4-2004

Todos ao 1.º de Maio

As comemorações do Dia do Trabalhador, promovidas pelas estruturas da CGTP-IN em 49 localidades, decorrem sob a palavra de ordem «Novo Governo, nova política». O manifesto que apela à participação dos trabalhadores, apontando as mais graves razões para o protesto e as principais reivindicações, salienta que o 1.º de Maio, há 30 anos celebrado em liberdade, será «uma vez mais a confirmação de Abril e das suas conquistas, agora ameaçadas».
Em Lisboa, a concentração está marcada para as 15 horas, no Estádio 1.º de Maio (onde, de manhã, tem lugar a corrida internacional do Dia do Trabalhador). O desfile seguirá pela Avenida da Igreja, Alvalade, Avenida de Roma e Avenida do Brasil, até à Cidade Universitária, onde terá lugar o comício sindical e um espectáculo.
No Porto, o programa decorre na Praça da Liberdade, desde as 9 horas. O comício e manifestação estão marcados para as 15 horas, seguindo-se um espectáculo com Pedro Barroso.
Em Setúbal os trabalhadores concentram-se no Jardim do Quebedo, às 15 horas, desfilando depois até à Avenida Luísa Todi, onde se realizam o comício e o espectáculo (com «Bardoada», folclore e Paulo de Carvalho). No distrito, realizam-se outras iniciativas em Alcácer do Sal, Torrão, Casebres, Grândola, Santiago do Cacém, Sines e Santo André (os concelhos do Norte participam nas comemorações em Lisboa).
O programa divulgado pela Intersindical Nacional abrange ainda Angra do Heroísmo (Monte Brasil); Aveiro (Largo da Estação e desfile até ao Largo do Rossio); Beja (Parque de Feiras e Exposições), Barragem do Roxo e Barragem do Enxoé; Bragança (Praça Cavaleiro Ferreira); Castelo Branco (Parque da Cidade), Tortosendo, Covilhã (Praça do Município) e Unhais da Serra; Coimbra (Praça da República e Praça 8 de Maio) e Figueira da Foz (Jardim Municipal); Évora (Praça do Giraldo) e Montemor-o-Novo; Faro (Alameda João de Deus); Funchal (ALR e Parque de Sta. Catarina); Guarda (Jardim José de Lemos), Gouveia, Manteigas e S. Romão; Guimarães (Largo do Toural); Horta (Largo do Infante); Leiria (Largo do Papa); Ponta Delgada (Campo S. Francisco); Portalegre, Monforte, Ponte de Sor, Foros de Arrão e Montargil; Santarém (Parque Sá da Bandeira); Torres Vedras (Pavilhão de Exposições); Viana do Castelo (Praça da República) e Caminha; Vila Real (Senhora da Pena), Régua e Chaves; Viseu (Rossio), Mangualde e Lamego.