Análise e debate
A Federação Nacional dos Professores propôs aos docentes do ensino superior a análise e debate de um conjunto de princípios para o exercício da profissão, uma espécie de «guia de respeito» pelos seus pares e pelos estudantes.
O documento, esta semana apresentado em conferência de imprensa pelo departamento do ensino superior da Federação Nacional dos Professores (FENPROF), divide-se em duas áreas: princípios da relação docente/discente e princípios a respeitar perante colegas, instituições e a sociedade.
Relativamente à relação docentes/aluno, a FENPROF defende que os alunos devem ser tratados com equidade e deve ser aumentada a aprendizagem dos alunos aconselhando-os e auxiliando-os a ultrapassar as dificuldades que revelem no processo ensino-aprendizagem.
No que se refere aos princípios a respeitar perante colegas, o documento defende que os docentes e investigadores devem manter-se actualizados científica e pedagogicamente e, no caso de terem um regime de dedicação exclusiva, devem respeitar rigorosamente a declaração de renúncia «ao exercício de qualquer função ou actividade remunerada, pública ou privada, incluindo de profissão liberal».


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