• José Augusto

Corrida da Festa
Espírito desportivo
Mais de 1 200 atletas repartidos por 176 equipas participaram na Corrida da Festa 2004. Luís Jesus, da Conforlimpa, e Luzia Dias, do Sporting, foram os mais rápidos a cobrirem os 10 mil metros do percurso.
Os atletas partiram do estádio da Medideira para cortarem a meta na Atalaia, bordejando o Tejo pelas formosas marginais de Amora, Arrentela e Seixal. Joaquim Francisco, do Casal de Stº António, e António Fonseca, do Dafunto, ocuparam os outros degraus do pódio, no sector masculino, enquanto Teresa Carvalho, do mesmo Casal de Stº António, e Vanda Ribeiro, do Núcleo de Gouveia, fizeram o mesmo no feminino.
Encorajados por uma manhã sem vento e cheia de sol, os atletas arrancaram para uma prova muito rápida, de feição para os corredores mais cotados. Assim, Luís Jesus cedo se distanciou da concorrência, para entrar na Atalaia isolado sob os aplausos do muito público que quis ver de perto atletas que conhecem dos jornais e das televisões.
No sector feminino, Luzia Dias não deu hipóteses, embora as suas mais directas concorrentes tivessem resistido durante grande parte do traçado. Registem-se as vitórias de Sebastião António, Amilcar Duarte, Filipe Silva, Joaquim Pereira e Francisco Fernandes, nos vários escalões de veteranos, e de Fátima Abreu, em veteranas. Em juniores, Paulo Gomes, individual, e Ângela Silvério, do Clube da Natureza do Alvito, foram os mais rápidos. Colectivamente, o Grupo Recreativo do Casal de St.º António subiu ao primeiro lugar do pódio, ficando o Vitória de Setúbal e d o Clube Desportivo da Reboleira nas posições seguintes.
Como tem acontecido nas edições anteriores da Corrida, também este ano se apresentaram à partida atletas dos mais distintos pontos do país: da Figueira da Foz e do Porto, de Alvito e de Ovar, de Lisboa e da Madeira, ou de muitas instituições como a Casa do Pessoal da RTP, Serviços Sociais da CGD, Autocoope, Casa do Pessoal dos Serviços do IVA, Metropolitano de Lisboa ou Serviços Sociais dos Trabalhadores das Autarquias do Seixal.

Um olímpico na Corrida

A cerimónia da entrega de prémios aos vencedores da Corrida, cuja organização teve o apoio do movimento associativo do concelho do Seixal, foi presenciada por muita gente, que assim quis saudar aqueles que valorizaram a Festa com o seu esforço desportivo.
Os trofeus foram entregues por autarcas e responsáveis desportivos. Em representação da direcção do Partido esteve Jorge Cordeiro, que sublinhou a «contribuição do PCP para o alargamento da prática do desporto». Presentes também Bernardo Manuel, dirigente federativo e treinador de Rui Silva, medalha de bronze dos Jogos Olímpicos de Atenas, bem como Alberto Chaíça, que alcançou um muito honroso 8.º lugar na maratona olímpica.
«Participei várias vezes na Corrida da Festa e até já ganhei uma, quer dizer, participo sempre que a prova não colide com o meu programa de treinos. Hoje, no entanto, estou aqui como convidado, o que muito me honra» – realçou o maratonista à reportagem do Avante!.
Chaíça afirmou que de «maneira nenhuma podia recusar o convite, tanto por respeito à Festa como às pessoas do Seixal, que muito me têm ajudado».
O atleta confessou-nos também as suas impressões de Atenas: «Ao entrarmos na Aldeia Olímpica, parece que nos transformarmos, por isso vamos buscar energias não sei onde. Gostei muito de estar em Atenas e de me integrar naquele espírito, sobretudo porque foram os meus primeiros Jogos».


 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: