• José Augusto

Olimpismo em exposição
A Festa deste ano ofereceu-nos uma exposição sobre o Olimpismo, o que não podia ser mais actual, visto termos saído há escassas semanas dos Jogos Olímpicos de Atenas e estarmos a poucos dias do arranque dos Jogos Olímpicos para deficientes.
No pavilhão de xadrez, estiveram patentes sugestivas fotografias de atletas de distintas disciplinas olímpicas, acompanhadas de breves esclarecimentos das respectivas técnicas e regras. E, se há modalidades cujas regras são mais ou menos do conhecimento de todos, outras há que são quase um enigma, como as do tiro com arma de caça ou hipismo.
Lá estava também a posição do PCP relativa ao desenvolvimento desportivo e ao desporto de alta competição: «Os ideais e espírito desportivos, para além do espectáculo, são indissociáveis de uma política de desenvolvimento desportivo ao serviço da população, da educação física e do desporto escolar acessíveis, do apoio ao associativismo, de instalações desportivas adequadas, representando um poderoso investimento na saúde e bem-estar.
«O “Desporto para Todos”, que urge promover e desenvolver, associado à prática da cultura física dos portugueses e o apoio a uma correcta preparação dos atletas da alta competição, será a base do êxito de uma participação qualificada nos Jogos Olímpicos de 2008.»


 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: