Preparar o Congresso
A preparação do XVII Congresso do PCP está em marcha. Em todas as organizações – locais ou por sector profissional, com dezenas de militantes ou apenas com uns poucos – a discussão das Teses e as propostas para o seu melhoramento fazem já parte das ordens de trabalhos das reuniões.
Nos passados dias 2 e 3, realizou-se em Leverkusen, na Alemanha, a reunião de quadros do PCP na emigração em países europeus para discussão de Teses e eleição de delegados.
Sempre ligado à prática, o debate centrou-se nas questões da emigração. Os comunistas consideram estar-se perante a «maior ofensiva desencadeada até hoje» contra as comunidades emigrantes. Para o PCP, esta ofensiva materializa-se no encerramento de consulados, na redução do corpo de funcionários consulares e não preenchimento de vagas existentes, em aumentos descomunais dos emolumentos e serviços prestados pelos postos consulares e no desprezo total pelo ensino do português junto das comunidades.
Face à ofensiva, as comunidades reagiram e travaram mesmo grandes lutas, de que são exemplo as travadas em Osnabrück e Düsseldorf ou na Suíça, destacaram os comunistas emigrantes na Europa. Os quadros do PCP na Emigração reafirmaram a sua vontade em prosseguir a sua intervenção em «defesa dos interesses e dos direitos das comunidades portuguesas».
Também nas pequenas organizações se prepara o Congresso, sempre com o reforço do Partido no horizonte. A organização de Freguesia de Maceda, concelho de Ovar, é pequena – existindo 19 militantes com a ficha actualizada, e faltando actualizar a situação de quatro – mas também ali se discute as Teses e se contribui para a análise mais geral do Partido. No passado dia 3 de Outubro, realizou-se uma reunião da freguesia, onde estiveram cinco camaradas. Discutindo as Teses, os cinco militantes debateram a actualidade política e social, a organização do Partido e até mesmo as eleições autárquicas, onde a CDU ficou apenas a sete votos de eleger um representante na Assembleia de Freguesia.
Colocando o debate no domínio concreto da realidade do terreno, os cinco camaradas debruçaram-se também sobre a situação actual do Partido na freguesia e sobre as possibilidades de reforço da sua
Organização. Foi destacada a necessidade de assegurar uma maior regularidade no seu funcionamento.


 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: