Santana subjugado aos interesses dos EUA

O Governo português decidiu prorrogar a presença de um contingente da Guarda Nacional Republicana (GNR) no Iraque por 90 dias, para apoiar as eleições previstas para Janeiro de 2005.
Em nota dirigida aos órgão de comunicação social, o Partido Ecologista «Os Verdes» criticou segunda-feira a manutenção da GNR no Iraque por mais três meses, considerando que se trata de uma decisão «irresponsável» de um primeiro-ministro «subjugado aos interesses» dos Estados Unidos da América.
Os ecologistas consideram ainda que «a presença desta força em nada contribuiu, nem contribuirá, para a criação de condições de segurança naquele país, tão pouco para a preparação de eleições que, embora necessárias, não há qualquer tipo de hipóteses de se realizarem livremente no curto prazo previsto».


Freguesias exigem mais verbas

A Associação Nacional de Freguesias (Anafre) exige que as verbas destinadas às freguesias em 2005, correspondam, no mínimo, a 2,97 por cento dos impostos do Estado. A Anafre está descontente com a proposta de financiamento apresentada pelo Governo no Orçamento do Estado para 2005 e, embora congratulando-se com a disponibilidade demonstrada pela actual maioria para rever a actual situação, lamenta também o facto de não ter nenhum representante na comissão que vai proceder à revisão da lei de financiamento das freguesias.
A exigência das freguesias nos impostos, incluindo uma verba mínima de 25 mil euros, consta de uma resolução aprovada sexta-feira na reunião do Conselho Directivo da ANAFRE que antecedeu o I Encontro de Mulheres Autarcas de Freguesia, que decorre, sábado, em Azeitão, concelho de Setúbal.


Portagem na Via do Infante vai rondar os 6 euros

A portagem máxima a cobrar na Via do Infante, entre Lagos e Vila Real de Santo António, atingirá os 5,98 euros, se vierem a ser cobrados os valores sexta-feira adiantados pelo ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações.
Segundo António Mexia, o preço das portagens por quilómetro das ex-SCUT vai situar-se entre os 4,3 e 4,6 cêntimos, valores correspondentes a 85 e 90 por cento da tarifa média da Brisa, actualmente de 5,1 cêntimos.
Existem actualmente seis SCUT, mas apenas duas - Via do Infante, no Algarve e a A23, na Beira Interior - estão em funcionamento. As restantes localizam-se no Grande Porto, Beira Litoral e Beira Alta, Norte Litoral e Costa da Prata.


Túnel do Rossio encerrado até 2006

Ao contrário do que foi prometido, o túnel do Rossio vai ficar encerrado ao tráfego ferroviário até Junho de 2006, para permitir uma intervenção estrutural geral, que custará 49,5 milhões de euros, anunciou na passada semana o presidente da Refer, Braancamp Sobral.
Aquele centenário túnel ferroviário, que liga o Rossio a Campolide, foi encerrado no dia 22 de Outubro passado, tendo a Refer/Rede Ferroviária Nacional EP e o Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações justificado a decisão com razões de segurança.


Manifestante morre colhido por comboio

Um manifestante anti-nuclear de 23 anos que se acorrentou numa via férrea em Avricourt, leste de França, morreu no sábado depois de ter sido colhido por um comboio que transportava resíduos nucleares com destino à Alemanha.
Uma acção semelhante ocorreu no mesmo dia na cidade de Laneuveville-devant-Nancy, com outros dois manifestantes mas que foram retirados da linha por elementos da segurança do comboio. O comboio partiu do terminal ferroviário da empresa francesa Cogema em Valognes, Noroeste de França, em direcção ao centro de armazenamento de Gorleben, no norte da Alemanha.


Resumo da Semana