DCP, Argibay, Mevil, Metaltento e Icesa

Mais de quinhentos à espera dos créditos

Luís Gomes
Os ex-trabalhadores de cinco empresas falidas com os créditos e indemnizações por receber tiveram uma sessão de esclarecimento, em Vila Franca de Xira, no dia 26. A iniciativa foi promovida pela União dos Sindicatos de Lisboa e a delegação sindical do concelho.

O artigo completo está disponível na edição impressa ou por assinatura on-line



Já é assinante ou comprou o Avante! esta semana?
Inicie sessão




Mais artigos de: Temas

O invencível humanismo dos comunistas

O mundo comemorou a 27 de Janeiro a passagem do 60º aniversário da libertação dos sobreviventes do complexo da morte de Auschwitz-Birkenau por unidades do Exército Vermelho. Naquele trágico lugar milhões de inocentes deixaram as suas vidas depois de haverem sido arrancados aos seus lares, às suas terras, aos seus países. Estima-se que no ponto mais alto da política de exterminações levada a cabo pelos nazis em Auschwitz cerca de 9000 pessoas tivessem sido assassinadas, diariamente. No total, um milhão e meio de pessoas (judeus, comunistas, prisioneiros de guerra soviéticos, gente de outras etnias consideradas não arianas, pobres, desalojados) foram vítimas da chamada ‘solução final’ inventada pelos hitlerianos.

A mania das grandezas

Não será o momento para uma caracterização exaustiva do BE, da sua origem, das suas características e matriz ideológica. Nem para nos fixarmos ou dar excessivo valor à indisfarçável inveja que repetidamente o Bloco manifesta pelo que o PCP, enquanto grande força de esquerda, representa na vida política nacional traduzida no repetido recurso à menorização do papel do PCP como principal e mais combativa força de oposição à política de direita, na reiterada adulteração das suas posições, na campanha de desvalorização da intervenção do PCP.