Breves
<br>Privatização da água
A adesão de Santarém à empresa «Águas do Ribatejo», que vai gerir os sistemas de saneamento e abastecimento de água na Lezíria do Tejo, foi aprovada pela Assembleia Municipal, com os votos contra da CDU.
Num processo que se arrasta há um ano, a Assembleia Municipal de Santarém ratificou, na passada semana, a decisão tomada a 10 de Janeiro pelo Executivo. Falta agora delegar a gestão e exploração dos sistemas de abastecimento de água e saneamento na empresa que nove dos 11 municípios da Lezíria do Tejo estão a construir com um parceiro privado, a ser escolhido em concurso público.
A CDU opôs-se desde o início a este processo por entender que se trata da entrega de um serviço público essencial a interesses privados e que não estão devidamente salvaguardados os interesses de Santarém, o único dos nove municípios com serviços municipalizados.

Realojamento concretizado
A Câmara Municipal de Avis, Portalegre, anunciou, no primeiro dia do mês, a conclusão do processo de realojamento da comunidade cigana do concelho em dez habitações construídas de raiz.
O presidente da autarquia, em declarações à comunicação social, adiantou que o realojamento da comunidade cigana local, iniciado à dois meses, implicou a demolição das barracas que albergavam as dez famílias. «Procurou-se, desta forma, incentivar a reinserção social desta população composta por naturais e residentes no concelho há mais de uma década», justificou Manuel Coelho.

Crachá de Ouro
A presidente da Câmara Municipal de Almada foi distinguida com o Crachá de Ouro da Liga dos Bombeiros Portugueses, o mais alto galardão atribuído por esta instituição.
Maria Emília Neto de Sousa foi a primeira dos autarcas e a primeira mulher do País a receber o Crachá de Ouro, o mais alto galardão atribuído pelos bombeiros portugueses. A presidente da Câmara Municipal de Almada recebeu esta distinção das mãos de Duarte Caldeira, presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), no decorrer da cerimónia do 114.ª aniversário dos Bombeiros Voluntários de Almada.
A proposta de atribuição do Crachá de Ouro foi apresentada à LBP pelas três corporações de bombeiros do concelho: Bombeiros Voluntários de Almada, Bombeiros Voluntários de Cacilhas e Bombeiros Voluntários da Trafaria.

Policias aguardam Governo
A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP) vai aguardar pela tomada de posse do Governo para pedir uma reunião com o novo titular da Administração Interna, disse, sexta-feira, Alberto Torres, em declarações à Lusa.
Com essa reunião, acrescentou o dirigente da ASPP, a associação pretende discutir com o ministro António Costa a melhoria das condições de trabalho e a reforma do Estatuto Profissional da Polícia.
As questões a levar ao novo ministro da Administração Interna incluem matéria relativa às promoções, condições de aposentação e pré-aposentação, bem como vencimentos.

Quinzena da Juventude
De 18 de Março a 2 de Abril vai decorrer a Quinzena da Juventude do Concelho da Moita. Este certame pretende, acima de tudo, envolver e estimular a participação dos jovens do concelho, além de comemorar o Dia do Estudante (24 de Março) e Dia da Juventude (28 de Março). Vão ser duas semanas de animação intensa com um programa diversificado de actividades, preparado não apenas pela Câmara Municipal, mas também pelas associações e grupos juvenis.

Habitação e Arrendamento
Porque a habitação é um direito social, consagrado na Declaração Universal dos Direitos Humanos e na Constituição da República, a Associação de Inquilinos Lisbonenses vai realizar, sábado, dia 12 de Março, no Fórum Picoas, em Lisboa, um debate onde se irá discutir a Lei do Arrendamento Urbano.

Dia Internacional da Mulher
O Sindicato dos Professores da Região Centro comemorou anteontem o 148.º aniversário do Dia Internacional da Mulher com um encontro sobre «O Papel da Mulher na Educação das Sociedades».
Com o mesmo objectivo, o Movimento Democrático de Mulheres vai realizar, sábado, em Beja, um almoço comemorativo desta data. Esta iniciativa, que contará com um momento de animação cultural, irá se efectuar no restaurante Grill Mania. Os interessados em participar poderão faze-lo através do número de telefone 218160980.