Benfica ganha o Campeonato de Futebol

O Benfica venceu no domingo o Campeonato Nacional de Futebol, ao empatar a uma bola com o Boavista, ficando a três ponto do FC Porto. As comemorações dos adeptos encheram todas as cidades de alegria e muitos cachecóis vermelhos. Há 11 anos que o Benfica não ganhava o Campeonato.
O FC Porto ficou em segundo lugar e o Sporting em terceiro. O jogador leonino Liedson foi o melhor marcador, com 24 golos, mais nove do que Simão Sabrosa e João Tomás.
No próximo domingo, o Benfica defronta o Vitória de Setúbal na final da Taça de Portugal no Estádio do Jamor.


«Cuba Além dos Sonhos» publicado em Portugal

«Cuba Além dos Sonhos» é o título do livro da jornalista cubana Sílvia Martinez Puentes que recentemente foi lançado pelo Sindicato dos Professores do Norte e pela Comissão Regional do Porto Contra o Bloqueio e de Solidariedade com o Povo Cubano (PORTOCOMCUBA).
A obra aborda o papel da economia, da política e do sindicalismo na obra material, moral e humana da Revolução Cubana e desenvolve questões como o emprego, os programas sociais, a organização dos trabalhadores, a recuperação económica, os direitos humanos, os ataques dos Estados Unidos e a cultura como expressão de soberania. No final é apresentado um apêndice com imagens e estatísticas.
Sílvia Martínez Puentes é colaboradora de vários meios de comunicação cubanos e estrangeiros, entre eles o Granma. É membro do Conselho Nacional da Central dos Trabalhadores de Cuba.


Imagens íntimas de Saddam na imprensa

O jornal britânico The Sun publicou quatro fotografias íntimas do antigo ditador do Iraque, Saddam Hussein, na sua edição de sexta-feira. Numa das imagens, o agora prisioneiro dos Estado Unidos aparece em cuecas na sua cela, que, segundo o periódico, tem nove metros quadrados, está climatizada e mobilada com uma cama, uma secretária e uma cadeira.
O The Sun afirma que as fotografias foram cedidas por militares norte-americanos com o objectivo de «desferir um golpe na resistência» iraquiana e mostrar que «Saddam não é o Super-Homem ou Deus». Esta opinião não é partilhada pelo director do jornal árabe Al-Quds, Abdel Bari Atwan, que considera que estas imagens podem «alimentar a resistência».
O exército dos EUA já anunciou a abertura de um inquérito sobre a publicação das imagens e o Presidente George W. Bush comentou o facto: «Não creio que uma foto provoque assassínios.» Os advogados de Saddam Hussein defendem que se trata de «uma violação dos direitos do homem e da Convenção de Genebra» no ponto que trata o tratamento de prisioneiros.


China aumenta tarifas de exportação de têxteis

A China vai aumentar as tarifas de exportação de 74 categorias de produtos têxteis, anunciou o Governo de Pequim na sexta-feira. A medida entra em vigor no dia 1 de Junho e engloba 148 produtos, passando de uma média de 1,3 por cento para valores entre os 2 por cento e os 4 por cento, numa subida do valor dos impostos em cerca de 400 por cento.
A saída do fio de linho é taxada em 3 yuans (30 cêntimos) por quilo e as tarifas das t-shirts quadriplicou.
O ministro francês da Indústria já reagiu. Patrick Devedijan considerou que estas medidas são «um sinal encorajador» e que «as autoridades chinesas estão a revelar sentido de responsabilidade».
Recentemente os Estados Unidos impuseram quotas de importação sobre sete categorias de produtos têxteis e a União Europeia tem considerado implementar medidas de salvaguarda à entrada de peças chinesas. Na Europa, as importações chinesas aumentaram 300 por cento.
O acordo de adesão da China à Organização Mundial do Comércio, em vigor desde Janeiro, prevê que os parceiros comerciais podem implementar medidas de salvaguarda caso os têxteis chineses provoquem instabilidade nos mercados de destino.


Kansas ainda duvida da evolução das espécies

O Conselho de Educação do Estado norte-americano do Kansas realizou na semana passada três dias de audiências públicas sobre a adopção pelo sistema de ensino da teoria evolucionista de Darwin – que define a evolução das espécies – ou da teoria do criacionismo – segundo a qual o homem foi criado por Deus, seguindo as palavras textuais da Bíblia. Dentro de um mês o Conselho de Educação apresentará as suas conclusões e em Agosto votará os novos parâmetros científicos do ensino.
Até 1999 a teoria darwiniana era ensinada nas escolas do Kansas, mas, a partir desta data, o Conselho de Educação estabeleceu que a evolução das espécies não existiu e definiu que o programa escolar passava a incluir a teoria criacionista. Em 2001, o Supremo Tribunal decide excluir estas concepções dos programas e o Conselho opta então por ignorar todas as teorias sobre o aparecimento do homem. A questão está de novo em aberto nas escolas do Kansas...


Resumo da Semana