Vitória de Setúbal conquista Taça de Portugal

Milhares de setubalenses invadiram hoje as ruas da cidade para festejarem a conquista da Taça de Portugal em futebol pelo Vitória de Setúbal, após o triunfo por 2-1 sobre o Benfica na final do Estádio Nacional.
Num clima de grande euforia, milhares de pessoas cortaram o trânsito na Avenida Luísa Todi, enquanto outras se concentravam na Praça do Bocage, em frente à Câmara Municipal de Setúbal.Um grande «buzinão» por toda a cidade e bandeiras do Vitória de Setúbal desfraldadas nas varandas e nos automóveis deram colorido à maior festa dos últimos anos na capital de distrito.
Para a história fica a conquista da terceira Taça de Portugal pelo Vitória de Setúbal na época de 2004/05, depois de outros dois triunfos nas temporadas de 1964/65 e 1966/67.
Em nota enviada à comunicação social, a Comissão Concelhia de Setúbal do PCP, saudou o Vitória Futebol Clube, os seus dirigentes, jogadores e massa associativa, pela vitória da Taça de Portugal.
«A conquista da Taça de Portugal pelo Vitória é mais um dos grandes momentos de glória que enche de orgulho e alegria a cidade, os setubalenses e toda a região», afirmam os comunistas, desejando «os maiores êxitos para a próxima época, certos de que tudo farão para proteger e afirmar Setúbal, no plano nacional e internacional».


Centro Ciência Viva em Estremoz

O centro Ciência Viva de Estremoz foi, sexta-feira, inaugurado, tornando-se o único museu interactivo totalmente dedicado à geologia na Península Ibérica.
Este espaço, subordinado ao tema «Terra - um planeta dinâmico», é constituído por dois pisos e cerca de 70 módulos científicos, dos quais 40 interactivos e 30 expositivos, que permitem ao visitante compreender a complexa relação entre os processos geológicos activos no nosso Planeta.
Assistir a uma erupção num vulcão de quatro metros de altura, conduzir uma bicicleta solar e apreciar um Tyrannosaurus Rex, que é a única réplica de um esqueleto de um dinossauro de grandes dimensões que existe em Portugal, são alguns dos atractivos do espaço museológico interactivo.
A exposição temporária «Evolução: resposta a um planeta em mudança», um espaço de acesso à Internet e uma loja, completam a oferta deste espaço de divulgação científica.
O Centro Ciência Viva de Estremoz resulta de uma iniciativa conjunta da Ciência Viva, da Universidade de Évora e da Câmara Municipal de Estremoz, com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.


Feira do Livro em Lisboa

A 75.ª Feira do Livro de Lisboa abriu, sexta-feira, ao público, um arranque que coincide com o início da Feira do Livro do Porto. Bocage e Cesário Verde são dois dos homenageados na edição deste ano.
Cento e vinte e cinco editoras, distribuídas por 217 pavilhões, vão ainda evocar a morte de Inês de Castro, a teoria da relatividade de Einstein e o terramoto que arrasou Lisboa em 1755.
A Feira do Livro de Lisboa, a decorrer até 13 de Junho, espera receber este ano pelo menos um milhão de visitantes. Situado no Parque Eduardo VII, o certame acolhe vários colóquios e debates relacionados com efemérides literárias, além de destacar a poesia e a produção dos autores portugueses na diáspora.
Com a disposição dos pavilhões multicolores em pequenas pracetas de carácter urbano idealizadas pelos arquitectos Marcos Cruz e Marjan Colletti, a Feira vai funcionar de segunda a sexta-feira a partir das 16h00, aos sábados, domingos e feriados a partir das 15h00.
De domingo a quinta-feira o encerramento tem lugar às 23h00, enquanto às sextas e sábados o encerramento está previsto para as 24h00 horas.


Sismo abala ilha de São Miguel

Um sismo com a intensidade II/III na escala de Mercalli modificada foi sentido sexta-feira à noite na ilha de São Miguel, nos Açores, anunciou o Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros.
De acordo com a mesma fonte, não há registo de quaisquer danos pessoais, tendo o abalo sido sentido com maior intensidade nas localidades de Ribeirinha e Ribeira Grande.
O abalo, segundo um comunicado da Protecção Civil açoriana, ocorreu às 22h28 e teve o epicentro localizado a cerca de três quilómetros a Este-Sudeste da Ribeirinha.
Ainda segundo a Protecção Civil, o sismo de sexta-feira insere-se na actividade sísmica que se faz sentir na região Fogo - Congro, na ilha de São Miguel, desde 10 de Maio, com a ocorrência de vários sismos de pequena intensidade.


Fome em Moçambique

O desespero provocado pela fome que afecta o Sul de Moçambique está a levar a população do distrito de Mabote, em Inhambane, ao consumo de tubérculos, alguns dos quais com substâncias venenosas ou com teor alcoólico, informaram, sexta-feira, as autoridades locais.
A informação foi transmitida pelo administrador de Mabote, província de Inhambane, Vasco Willissene, ao presidente da República, Armando Guebuza, que está a efectuar uma presidência aberta naquela região.
Willissene estimou em 35 mil o número de pessoas afectadas pela fome naquele distrito, em resultado da perda de cinco mil hectares de culturas diversas, devido à seca que afecta Mabote e outros pontos da província.


Resumo da Semana