Breves
Uma voz diferente
Porque Vieira do Minho é um dos concelhos mais atrasados do distrito de Braga, segundo as estatísticas, e porque os vieirenses precisam de gente que trabalhe com competência e honestidade, capazes de servir e empenhados em inverter o atraso verificado, a CDU apresentou, publicamente, no início do mês, Sílvia Maria Pereira Cunha e José Costa Fernandes como os seus primeiros candidatos à Câmara e Assembleia Municipal, respectivamente.
«Os vieirenses tem a palavra e a oportunidade de manifestar o seu descontentamento actual e contribuírem para a mudança e alteração do Executivo camarário elegendo uma voz diferente, com convicções, capaz de der voz aos vieirenses e disponível para o desenvolvimento desta terra. Elegendo um vereador da CDU», sublinhou, na apresentação dos candidatos, Sílvia Cunha.

Um futuro melhor
José Pedro Branquinho Branco e José Manuel da Costa Ribeiro foram apresentados, recentemente, como os cabeças de lista da CDU para a Câmara e Assembleia Municipal de Vila Nova de Foz Côa.
Com 40 anos, José Branco, é guia intérprete do Parque Arqueológico do Vale do Côa, dirigente sindical do Sindicato dos Trabalhadores da Função Pública do Centro, dirigente associativo e membro da DORG do PCP. José Ribeiro, 58 anos, professor do ensino secundário, foi presidente do Conselho Executivo da escola Secundária de Vila Nova de Foz Côa durante 18 anos.
Alexandrina do Carmo Cabral Alonso é a primeira candidata da CDU à Assembleia de Freguesia de Vila Nova de Foz Côa. Licenciada em Relações Públicas, Alexandrina Alonso é secretária, exerce funções no Parque Arqueológico do Vale do Côa.

Resolução dos problemas
A CDU de Cantanhede, apresentou, recentemente, Luís Oliveira Marques, 53 anos, empregado bancário reformado, dirigente associativo, piloto particular de aviação, como o seu candidato à Câmara Municipal. João Rui Santos Pires Gavião, 23 anos, estudante de arquitectura, jogador de futebol, é o cabeça de lista da CDU à Assembleia Municipal.
Sempre envolvida em muitas lutas vitoriosas no concelho, a CDU, para os próximos quatro anos reivindica, entre outras, a construção da rotunda no Rossio de Ançã, a criação de tarifas especiais de consumo de água para a freguesia de Outil e o alargamento da rede de gás natural a todas as habitações de Murtede.
No domínio da agricultura, «impõe-se o apoio à luta pelo escoamento da batata a preços justos, e a ultrapassagem dos problemas na Adega Cooperativa de Cantanhede e na Cooperativa da Tocha».
Para a indústria, a CDU exige «uma acção mais activa na atracção de empresas que criem mais riqueza e mais emprego, que absorvam o crescente desemprego no concelho».

Causas e aspirações
Eduardo Aloísio Tavares Costa e Eugénio Bonifácio Santos são os cabeças de lista da CDU à Câmara e Assembleia Municipal de Óbitos. Eduardo Costa, 63 anos, professor, é, actualmente, membro e dirigente do actual Sindicato dos Professores da Grande Lisboa (SPGL). Por seu lado, Eugénio Santos, comercial, antigo juiz internacional de atletismo, é actor de teatro.

Equilíbrio sustentável
Com o objectivo de promover uma gestão do território que, garantindo um desenvolvimento equilibrado sustentável, salvaguarde a defesa do interesse público e colectivo da pressão especulativa e particular, a CDU de Tondela, apresentou, no passado mês de Julho, Manuel Jorge Pereira Veiga, enfermeiro, 33 anos, e José dos Prazeres Ferreira, comerciante, 56 anos, como os seus primeiros candidatos à Câmara e Assembleia Municipal local.

Gestão integrada
Humberto Manuel Sena Mota Veiga, 68 anos, técnico administrativo da EDP na situação de aposentado, é o candidato da CDU para a Câmara Municipal de Seia.
No seu percurso político destacam-se as candidaturas pela APU e pela CDU à Assembleia da República e à Câmara Municipal de Seia. De 1979 até 2001, foi deputado na Assembleia Municipal de Seia, onde as suas intervenções, nomeadamente as que proferiu em defesa dos trabalhadores e do sector têxtil, mereceram sempre o respeito e consideração dos membros de todas as bancadas. A prova disso, foi a homenagem que em 2001 este órgão lhe prestou, como tributo à sua dedicação e trabalho de 25 anos em prol do Poder Local Democrático.
Foi ainda membro da Comissão Nacional dos Trabalhadores da EDP em 1976/77, acompanhando o processo de reestruturação da empresa após a nacionalização.
Mário Ribeirinho Teixeira é o candidato da CDU para a Assembleia Municipal.

Maior transparência
Tal como anunciado, a CDU apresentou, recentemente, as listas da CDU à Câmara e Assembleia Municipal de Chaves. «Desde já anunciamos o compromisso de assumir integralmente os mandatos para os quais sejamos eleitos. É com muito orgulho que contamos com a colaboração de todos os membros da lista, cujo primeiro e principal critério de selecção foi a competência para desempenhar funções no Executivo camarário», afirma a CDU, em nota enviada ao Avante!.
Da mesma forma, continua o documento, a lista para a Assembleia Municipal «assegura o prosseguimento de um trabalho activo que vem desde há muito tempo. Uma intervenção democrática, firme na defesa dos interesses dos munícipes e da região».
Manuel Cunha, Miguel Coelho, Luís Ricardo, Natália Costa Gomes, Ana Ferreira, António Lucas Almeida, Valéria Pinheiro, Elisabete Fernandes e Sandra Martinho são assim os nomes que compõem a lista da CDU para a Câmara Municipal.
Para a Assembleia Municipal de Chaves, a CDU avançou com os nomes de André Silva, Maria José Grilo, António Barreira, Marília Matos, Cecília Sevivas, Felicidade Paralela, Rui Oliveira, Miguel Cunha, Paulo Rodrigues e Luciano Ferreira.

Problemas no horizonte
Napoleão Herdes Figueiredo Moreira de Carvalho, independente, licenciado em Arquitectura, é o cabeça de lista da CDU para a Câmara Municipal de Felgueiras.
Durante a apresentação dos candidatos, que se realizou, recentemente, na Biblioteca Municipal, Napoleão de Carvalho manifestou-se preocupado com o futuro do concelho. «Antevejo enormes dificuldades pois avizinham-se tempos difíceis. Urge encontrar soluções, num espírito aberto, com a participação de todos os intervenientes sem excepção, para defesa da nossa indústria, dos seus postos de trabalho, do sustento de numerosas famílias. A competitividade baseada nos baixos preços já não está ao nosso alcance. A competitividade baseada na inovação, qualidade e design, é a nossa aposta. Que fazer então?», interrogou, sublinhando que é tempo de combater o individualismo, cativar novos investimentos e criar condições para fixar os jovens.
Para a Assembleia Municipal de Felgueiras, a CDU avançou com o nome de José António Pinto, 39 anos, militante do PCP desde 1983, licenciado em Serviço Social, e pós-graduado em Sociologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Foi membro das Comissões Concelhias de Felgueiras e Amarante e integrou organismos, como o Executivo do Cale do Tâmega. Foi membro da direcção central do ensino superior da JCP e candidato da CDU pelo círculo do Porto à Assembleia da Republica nas eleições legislativas de Outubro de 1991.
Foi cabeça de lista da CDU à Junta de Freguesia de Macieira em 993 e 2001 e desde Junho de 2005 é membro da Assembleia Municipal de Felgueiras.

Encontrar soluções
João Silva e Sousa, 55 anos, agricultor, residente em Troviscal, é o candidato da CDU para a Câmara Municipal de Oliveira do Bairro. É membro da Direcção da Organização Regional de Aveiro do PCP, membro da Comissão Concelhia de Oliveira do Bairro do PCP e membro dos Corpos Sociais da Associação da Lavoura do Distrito de Aveiro.
Para a Assembleia Municipal, a CDU propõe com o nome de José Rui Leite da Trindade Soares. Com 51 anos, é médico e reside em Oliveira do Bairro.

Melhorar as condições de vida
António Serafim, Gabriela Guimarães, José Manuel Lopes, Rita Caramalho, Madalena Ribeiro, António Guedes de Carvalho, António Sousa Pinto, Francisco Silva, Camilo Rema Pinto e Francisco Guerra são os nomes que compõem a lista da CDU para a Câmara Municipal de Peso da Régua.
«O nosso compromisso é com as populações e eleger os nosso candidatos, é apostar num projecto com futuro, numa política de desenvolvimento sustentável que valorize, preserve e potencie os recursos do nosso concelho, e contribua para melhorar as condições de vida dos reguenses», certifica a CDU.

Ampliar a luta
Realizou-se, no passado dia 7 de Agosto, em Odeleite, um Lanche/Convívio promovido pela Coordenadora Concelhia da CDU, para apresentação dos primeiros candidatos aos vários órgãos autárquicos do concelho de Castro Marim.
A iniciativa foi presidida pelo mandatário concelhio, Manuel Bandeira, docente do Ensino Superior aposentado, e contou com a presença de Luís Piçarra, membro da Direcção Regional do Algarve e do Comité Central do PCP, e de Rui Fernandes, membro da Comissão Política do Comité Central do PCP, tendo feito a intervenção de encerramento da iniciativa.
Entretanto, foram apresentados como cabeças de lista para a Assembleia de Freguesia de Altura, Fernando Sousa, para a Assembleia de Freguesia de Azinhal, Francisco Romão, para a Assembleia de Freguesia de Castro Marim, João Dias, para a Assembleia de Freguesia de Odeleite, José Domingos, e para a Assembleia Municipal, António Inteiriço. Para a Câmara Municipal, a CDU propõe Manuel António Pereira.