Conferência de Partidos em Atenas
Partidos comunistas e operários estiveram reunidos em Atenas, de 18 a 20 de Novembro, numa Conferência Internacional com o tema «Tendências actuais do capitalismo: impacto económico, social e político. A alternativa dos comunistas».
Nesta Conferência, a sétima edição de uma iniciativa internacional do Partido Comunista da Grécia (PCG) que se tem vindo a realizar em Atenas, participaram 73 delegações, na sua grande maioria da Europa e Médio Oriente, mas também da Ásia, América Latina e África.
O PCP esteve representado por Albano Nunes, membro do Secretariado e da Comissão Política.
A Conferência começou com uma intervenção de Aleka Papariga, Secretária-Geral do PCG e encerrou ao som da Internacional. As sucessivas intervenções permitiram uma útil troca de opiniões sobre a situação internacional e as experiências de luta dos diferentes partidos. Foi sublinhada a crescente agressividade do capitalismo em todas as esferas e o violento assalto contra conquistas e direitos dos trabalhadores, a necessidade de reforçar a cooperação dos comunistas e destes com outras forças progressistas e revolucionárias, e a actualidade do socialismo como alternativa necessária ao capitalismo. Os intervenientes exprimiram a sua solidariedade com os povos que se encontram na primeira linha de combate à política de ingerência e agressão do imperialismo como no caso do Iraque, de Cuba, da Venezuela, da Palestina, da Síria, da RDPCoreia, do Líbano e outros.
As perseguições e campanhas anti-comunistas que se verificam em vários países foram condenadas e, em particular, as tentativas para aprovar na Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa uma resolução anticomunista.
O representante do PCP encontrou-se com a Secretária-Geral do PCG, Aleka Papariga, e com outras delegações presentes na Conferência, confirmando o empenho dos comunistas portugueses em contribuir para o fortalecimento do movimento comunistas internacional e da cooperação e solidariedade internacionalista das forças progressistas, dos trabalhadores e dos povos de todo o mundo.


 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: