Encontro reúne jovens comunistas de Évora
O Centro Polivalente de Vendas Novas recebeu o 8.º Encontro Regional de Évora da JCP, que se realizou no dia 19, com a participação de dezenas de jovens. «Organizar para intervir nas escolas, no trabalho e nas ruas» foi o lema que transversalmente ocupou os trabalhos da iniciativa. Durante o encontro foram aprovadas duas moções sobre a luta dos jovens e contra os ataques à liberdade de associação, nomeadamente contra as organizações comunistas.
«As ameaças e ofensivas que os sucessivos governos têm vindo a aplicar reflectem-se num claro ataque aos direitos da juventude e dos trabalhadores, Encaramos a luta como a forma mais consequente de transformar esta situação», afirmam os participantes na primeira moção, saudando a luta dos estudantes do ensino básico, secundário e superior e dos jovens trabalhadores. Os militantes comunistas saúdam «todos aqueles que continuam com toda a confiança a acreditar que transformar é possível» e expressam «votos de confiança na luta pelas justas reivindicações de todos os que não se resignam».
Na segunda moção, os jovens referem que «são muitas as ofensivas que se escondem por trás de uma capa democrática. Dos governos capitalistas aos media, passando pela educação, assistimos a um agravamento do branqueamento e deturpação da história, da alteração de valores, prevalecendo o consumismo e o “salve-se quem puder” sobre a solidariedade, a paz e a justiça social.» Como exemplo, lembram a recente discussão pela assembleia parlamentar do Conselho da Europa de uma resolução que visava a criminalização da ideologia e dos partidos comunistas.
No final da iniciativa foi eleita a nova Comissão Regional de Évora e a resolução política que delineia a intervenção dos jovens comunistas até ao próximo encontro.


 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: