Hipocrisia política de quem se pretende identificar com os ideias do 25 de Abril
Informação Política
Em defesa da liberdade de expressão
Um conjunto de dezenas de personalidades, intelectuais, autarcas, dirigentes associativos, sindicalistas, activistas de movimentos sociais, militares de Abril, do Porto, estão a promover um abaixo-assinado contra um Regulamento Municipal sobre Informação Política.
A maioria PSD/CDS-PP, que dirige a Câmara Municipal do Porto, pretende aprovar um Regulamento Municipal sobre Informação Política que restringe a liberdade de intervenção das forças sociais e políticas da cidade.
«Pela gravidade do conteúdo do Regulamento, na medida em que pretende estreitar a capacidade de intervenção daqueles que segundo a sua consciência intervém na vida do Porto, é necessária a mobilização dos diversos sectores da sociedade portuense em defesa da liberdade de expressão, lê-se no abaixo-assinado.
Entretanto, continuando a política de direita que tem vindo a ser seguida, a Câmara do Porto confirmou, no passado dia 21 de Abril, a ameaça de retirar o apoio financeiro que se comprometera a atribuir para as comemorações do 32.º Aniversário do 25 de Abril.
Em comunicado de imprensa, a União dos Sindicatos do Porto/CGTP-IN lembra que este diferendo aconteceu porque o sindicato tomou posição pública contra a proposta camarária de «Regulamento de Publicidade, Propaganda Política e Eleitoral e Outras Utilizações do Espaço Público», e porque a autarquia PSD/CDS-PP retirou 10 painéis que anunciavam o programa do 25 de Abril e que até já tinham a referência «Com o apoio da C.M. do Porto».
«A União dos Sindicatos do Porto condena veementemente esta atitude arrogante e prepotente da Câmara do Porto, que demonstra que para os seus actuais “inquilinos”, apoios e subsídios terão de corresponder à subserviência de quem os recebe, e pretendem os mesmos silenciar críticas e oposições às suas práticas e objectivos camarários», acusam os sindicatos, sublinhando que tal atitude «não deixa de constituir um acto hostil às Comemorações Populares do 25 de Abril na cidade do Porto».


 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: