A solidariedade internacional é prioritária para a FMJD
Conselho Geral da Federação Mundial
da Juventude Democrática
O mundo em discussão em Atenas
Os problemas dos jovens e as prioridades na luta das organizações progressistas estiveram em discussão durante três dias, até ontem, no Conselho Geral da Federação Mundial da Juventude Democrática.
Terminou ontem à noite a reunião do Conselho Geral da Federação Mundial da Juventude Democrática (FMJD), em Atenas, na Grécia, com a participação de dezenas de organizações dos cinco continentes.
À hora do fecho da nossa edição a reunião ainda estava a decorrer, mas estava prevista a discussão e aprovação do relatório de actividades de 2005 da federação, o relatório sobre o 16.º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes, um relatório político e o Plano de Acção para 2006.
O Conselho Coordenador da FMJD reuniu-se em meados de Fevereiro, em Budapeste, na Hungria. Uma das decisões tomadas passa pela intensificação da discussão política através da organização de um debate na sede da federação, em Budapeste, durante este ano. O objectivo é discutir questões como o emprego; a educação; a saúde, a sida e a toxicodependência; a globalização capitalista e os seus efeitos na luta dos jovens; a paz e a guerra, a militarização e a solidariedade internacional; e o papel transformador do movimento juvenil.
A solidariedade internacional foi precisamente apontada como uma das principais prioridades da federação. «Para além da solidariedade activa da FMJD com os povos em luta em todo o mundo através de tomadas de posição, apelos e comunicados que devemos reforçar, são essenciais as actividades concretas, como campanhas, missões e visitas de solidariedade», defende o Conselho Coordenador. Estas actividades não devem depender apenas da iniciativa da direcção, mas também ser organizadas a nível regional.

60 anos

O 60.º aniversário da FMJD deve continuar a ser uma referência no desenvolvimento das actividades em todos os países, considera o Conselho Coordenador. Brevemente será lançado um DVD sobre a história da organização e uma brochura sobre a FMJD e a Declaração Final do 16.º Festival da Juventude e dos Estudantes.
A organização do arquivo histórico da federação está a avançar com grande sucesso, em parceria com a Unesco. Uma especialista está a trabalhar na sede da organização há um ano recuperando materiais históricos, até aqui mantidos em más condições de preservação.
«Estamos a confirmar a riqueza deste património, que constitui uma importante parte da história da segunda metade do século XX, nomeadamente em relação ao movimento juvenil», salienta o Conselho Coordenador. A segunda fase está já em preparação e será desenvolvida durante 2006 e 2007.


 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: