Governo espanhol abre diálogo com ETA

Vontade dos bascos será respeitada

José Rodriguez Zapatero anunciou, na quinta-feira, 29, que o governo espanhol «vai iniciar o diálogo com a ETA» (Euskadi Ta Askatasuna - Pátria Basca e Liberdade), organização independentista armada que declarou em 24 de Março o cessar-fogo permanente.

O artigo completo está disponível na edição impressa ou por assinatura on-line



Já é assinante ou comprou o Avante! esta semana?
Inicie sessão




Mais artigos de: Europa

Multinacionais apostam na OCDE

Os 30 países da OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico) absorveram a maior fatia do investimento directo estrangeiro efectuado em 2005.

PCP apela à intervenção dos eurodeputados

O deputado Pedro Guerreiro levou ao plenário do Parlamento Europeu, na segunda-feira, 2, a situação dramática que vivem os operários da fábrica da Opel na Azambuja, em luta pela salvaguarda do emprego e contra o encerramento da unidade.

Extrema-direita entra no governo

O partido social-democrata Smer, vencedor das eleições legislativas de 17 de Junho, anunciou, na quarta-feira, 28, a constituição de uma coligação governativa com o Partido Nacional Eslovaco (SNS, extrema-direita) e o Movimento para uma Eslováquia Democrática (HZDS).

Governo diminui poderes regionais

Os deputados alemães aprovaram por larga maioria, na sexta-feira, 30, a mais profunda reforma do sistema federal do país, determinando uma nova repartição de poderes e competências entre o estado central e os länder (estados federais).Alegando a necessidade de acelerar a actividade legislativa federal, a «grande...

Quem ganha? Quem perde?

Para a UNICE (confederação do grande patronato na Europa) o acordo político alcançado no Conselho sobre a proposta de directiva para a criação do mercado interno de serviços, apesar de ficar aquém das suas ambições iniciais, representa um «importante» e «promissor» passo em frente. Daí consideram que, logo após a...