Evocação dos 61 anos
do assassinato de Alfredo Dinis (Alex)

Uma vida de luta

A Concelhia de Loures do PCP assinalou no dia 4 de Julho, em Bucelas, os 61 anos do assassinato pela PIDE, na manhã de 4 de Julho de 1945, na Estrada de Bucelas, de Alfredo Dinis, «Alex», na altura membro do Comité Central e da Comissão Política do Partido Comunista Português.

O artigo completo está disponível na edição impressa ou por assinatura on-line



Já é assinante ou comprou o Avante! esta semana?
Inicie sessão




Mais artigos de: PCP

Porto aprova regulamento inconstitucional

A maioria de direita na Assembleia Municipal do Porto aprovou, na segunda-feira, o novo «regulamento de publicidade propaganda». O PCP vai avançar para os tribunais.

Estado deve ter papel activo na economia

Jerónimo de Sousa participou, num passado dia 6, em Águeda, num comício inserido na iniciativa «Portugal precisa, o PCP propõe: produção, emprego e trabalho com direitos».

Interesses estrangeiros atacam Timor

A situação de Timor foi discutida por Albano Nunes, João Dias Coelho e dezenas de militantes comunistas, num debate muito participado que abordou os interesses que estão por trás da crise.

Claro que os lucros crescem!

Em Portugal, só em 2005, os cinco maiores bancos privados obtiveram mais de mil e seiscentos milhões de euros de lucros, mais 37% do que em 2004! Nestes lucros incluem-se, porém, vários milhões de horas de trabalho suplementar não remunerado, denuncia o Organismo de Direcção dos Bancários de Lisboa do PCP.

Trabalhadores sem receber

Com o fecho das instalações da Sociedade de Porcelanas, em Coimbra, os últimos 20 trabalhadores foram atirados para o desemprego, após seis anos de luta pela manutenção da laboração da empresa. A acusação é da célula do PCP na Sociedade de Porcelanas que, em comunicado do final do mês de Junho, denuncia a situação em que...

Contra o <em>off-shore</em> político

Os deputados do PCP na Assembleia Legislativa da Madeira entregaram uma proposta de revisão do estatuto político-administrativo da Região Autónoma. Para os comunistas da Madeira, a iniciativa tem como objectivo principal a garantia de aplicação àquela região autónoma de um justo regime de incompatibilidades para os...

Prepotência na Câmara

Na Câmara Municipal de Alcácer do Sal está a crescer a desorientação e a perseguição aos trabalhadores, apenas oito meses após a tomada de posse do Executivo Municipal do PS, que tem vindo a substituir funcionários competentes e experimentados por outros que não dominam minimamente os serviços onde são colocados. São os...

Amadora contra a Lei das Rendas

Por iniciativa do PCP, mais de centena de meia de pessoas protestaram na Amadora contra a nova Lei das Rendas. Os comunistas consideram que a nova lei poderá provocar uma «catástrofe social» e pretendem impedir, entre outras consequências, que os senhorios possam denunciar os contratos de arrendamento.

Mais intervenção

Decorreu no dia 24 a Assembleia da Organização da Freguesia de Maceda do PCP, no concelho de Ovar. Na assembleia, foi discutida e aprovada a Resolução Política, que incluía um conjunto de linhas de trabalho a desenvolver nos próximos dois anos. A Comissão de Freguesia eleita é composta por sete elementos, cinco dos quais...