Banca

Claro que os lucros crescem!

Em Portugal, só em 2005, os cinco maiores bancos privados obtiveram mais de mil e seiscentos milhões de euros de lucros, mais 37% do que em 2004! Nestes lucros incluem-se, porém, vários milhões de horas de trabalho suplementar não remunerado, denuncia o Organismo de Direcção dos Bancários de Lisboa do PCP.

O artigo completo está disponível na edição impressa ou por assinatura on-line



Já é assinante ou comprou o Avante! esta semana?
Inicie sessão




Mais artigos de: PCP

Porto aprova regulamento inconstitucional

A maioria de direita na Assembleia Municipal do Porto aprovou, na segunda-feira, o novo «regulamento de publicidade propaganda». O PCP vai avançar para os tribunais.

Estado deve ter papel activo na economia

Jerónimo de Sousa participou, num passado dia 6, em Águeda, num comício inserido na iniciativa «Portugal precisa, o PCP propõe: produção, emprego e trabalho com direitos».

Interesses estrangeiros atacam Timor

A situação de Timor foi discutida por Albano Nunes, João Dias Coelho e dezenas de militantes comunistas, num debate muito participado que abordou os interesses que estão por trás da crise.

Uma vida de luta

A Concelhia de Loures do PCP assinalou no dia 4 de Julho, em Bucelas, os 61 anos do assassinato pela PIDE, na manhã de 4 de Julho de 1945, na Estrada de Bucelas, de Alfredo Dinis, «Alex», na altura membro do Comité Central e da Comissão Política do Partido Comunista Português.

Trabalhadores sem receber

Com o fecho das instalações da Sociedade de Porcelanas, em Coimbra, os últimos 20 trabalhadores foram atirados para o desemprego, após seis anos de luta pela manutenção da laboração da empresa. A acusação é da célula do PCP na Sociedade de Porcelanas que, em comunicado do final do mês de Junho, denuncia a situação em que...

Contra o <em>off-shore</em> político

Os deputados do PCP na Assembleia Legislativa da Madeira entregaram uma proposta de revisão do estatuto político-administrativo da Região Autónoma. Para os comunistas da Madeira, a iniciativa tem como objectivo principal a garantia de aplicação àquela região autónoma de um justo regime de incompatibilidades para os...

Prepotência na Câmara

Na Câmara Municipal de Alcácer do Sal está a crescer a desorientação e a perseguição aos trabalhadores, apenas oito meses após a tomada de posse do Executivo Municipal do PS, que tem vindo a substituir funcionários competentes e experimentados por outros que não dominam minimamente os serviços onde são colocados. São os...

Amadora contra a Lei das Rendas

Por iniciativa do PCP, mais de centena de meia de pessoas protestaram na Amadora contra a nova Lei das Rendas. Os comunistas consideram que a nova lei poderá provocar uma «catástrofe social» e pretendem impedir, entre outras consequências, que os senhorios possam denunciar os contratos de arrendamento.

Mais intervenção

Decorreu no dia 24 a Assembleia da Organização da Freguesia de Maceda do PCP, no concelho de Ovar. Na assembleia, foi discutida e aprovada a Resolução Política, que incluía um conjunto de linhas de trabalho a desenvolver nos próximos dois anos. A Comissão de Freguesia eleita é composta por sete elementos, cinco dos quais...