Nos três dias da Festa, 12 bandas vão actuar no Palco Novos Valores

Para o próximo fim-de-semana são esperados mais de 500 jovens para mais uma jornada de trabalho
Cidade da Juventude
Lutar por um futuro melhor
A Cidade da Juventude é única dentro da Festa do Avante. Todos os anos é visitada por milhares de jovens. Sendo este um espaço de eleição da juventude que visita a Festa, tem uma programação feita à sua medida. Como já vem sendo usual, a Cidade da Juventude terá várias áreas, entre eles o Espaço Multiusos e o Palco Novos Valores.
No Palco Novos Valores vão actuar 12 bandas ao longo dos três dias da Festa: Mad Dogs (Porto), Void Maze (Viseu), Jah Riot (Aveiro), Quarteto Minguante (Coimbra), Ashes (Santarém), Black Bombain (Lisboa), La Dupla (Setúbal), Canhões de Guerra (Tavira), Reckless (Porto), 17icos (Lisboa), Puzzle (Lisboa), Arsha (Setúbal).
As bandas foram seleccionadas nas dezenas de Festivais de Bandas que se realizaram em todo o País. Neste local dão-se a conhecer, todos os anos, novos valores da música portuguesa, os jovens músicos e os mais variados projectos musicais.
«À semelhança do ano passado fizemos duas finalíssimas, uma no Norte e outra no Sul», explicou, em entrevista ao Avante!, Fábio Vicente, acentuando que estas iniciativas «foram um grande momento de afirmação da JCP».
«O contacto com os jovens, as bandas e a valorização do meio musical e cultural jovem, que por parte do Governo não se está a assistir em nenhum sentido», foi outra das vertentes nestes concursos que decorreram um pouco por todo o País, explicou o responsável pelo Palco Novos Valores.
Lembrando que o Palco Novos Valores tem dado grandes nomes à música nacional, Fábio Vicente frisou ainda que aquele espaço «é uma grande oportunidade, fora do sistema instaurado».

Debater e esclarecer

Na exposição política, elemento também presente neste espaço, estará em destaque o 8.º Congresso da JCP, o Encontro Nacional do Ensino Secundário e a Conferência Nacional do Ensino Superior, ambos em fase de preparação, os ataques aos direitos dos jovens trabalhadores, uma retrospectiva das várias lutas levadas a cabo pela juventude portuguesa no ano de 2006, a solidariedade internacionalista entre os povos e as lutas da juventude no mundo.
«Vamos ainda ter um Espaço Multiusos onde decorrerão as mais variadas iniciativas culturais e de convívio, como debates, performances de teatro, karaoke e dj’s, entre outras», revelou Andreia Pereira, da Direcção Nacional e responsável pela Festa. Os debates terão como temática a ofensiva ideológica, os jovens autores literários e a despenalização da Interrupção Voluntária da Gravidez.
Segundo a responsável, «a JCP vai estar também presente em toda a Festa através das Brigadas de Contacto, que este ano têm como ponto de partida a Constituição da República Portuguesa». As Brigadas visam abordar os jovens visitantes da Festa, esclarecendo, debatendo, recrutando mais jovens para as fileiras da JCP e do Partido.
Na Cidade da Juventude estarão também os bares da JCP que servem refeições ligeiras; num destes bares são confeccionadas exclusivamente refeições vegetarianas.

Alegria e camaradagem

«Estamos a desenvolver um bom trabalho, com algumas dificuldades que entretanto se vão resolvendo», afirmou Cátia Lapeiro, responsável pela implantação do espaço, valorizando, por seu lado, «o espirito das pessoas que ali se encontram. Tudo isto reflecte-se no trabalho colectivo e organizado e, depois, num grande convívio entre camaradas».
Sobre os jovens que, entretanto, já participaram nas jornadas de trabalho da Festa do Avante, Andreia Pereira deu conta de que o número de participantes tem aumentado. «No primeiro fim-de-semana estiveram cerca de 30 pessoas por dia. Entretanto, esses números têm vindo a crescer», disse, exemplificando: «No passado domingo estiveram aqui 171 jovens que ajudaram, por exemplo, na construção da Cidade da Juventude, nos toldos dos espaços centrais, nas bancadas do Avanteatro e do Palco 1.º de Maio». «No próximo fim-de-semana, estão previstas mais de 500 participações», acrescentou.

Palco Novos Valores
Actuações
>

Sexta-feira
Jan Riot (21h00)
Arsha Sound System (00h30)

Sábado
Void Maze (18h30)
Mad Dogs (19h30)
Quarto Minguante (20h30)
Black Bombain (21h30)
La Dupla (22h30)
Puzzle (23h30)
Reckless (00h30)

Domingo
Canhões de Guerra (19h30)
Ashes (20h30)
17icos (21h30)

Carrinha de divulgação
percorre praias algarvias


Uma carrinha com decoração alusiva à Festa do Avante percorreu, na passada semana, todo o Litoral algarvio numa acção de divulgação do maior acontecimento político-cultural do nosso País. Asseguradas por militantes e amigos da JCP, as muitas paragens foram acompanhadas da distribuição do Jornal dos Artistas e da venda da EP (Entrada Permanente).

JCP organiza excursões

Autocarros propositadamente reservados para a ocasião estão já a ser preenchidos com inscrições de militantes e amigos que optaram por esta forma de transporte para a Festa do Avante.
Os autocarros partem na quinta-feira, dia 31, pelas 23 horas, de Vila Real de Santo António e de Portimão até se encontrarem em Faro. Daqui seguirão até ao recinto da Festa. Cada um dos autocarros irá, no trajecto pela região, fazendo paragens nas principais cidades para recolher passageiros.
Esta iniciativa pretende, para além de garantir um transporte directo e mais cómodo, criar no percurso um momento de convívio e confraternização entre todos os que queiram participar.
As inscrições podem ser feitas através do contacto 96 51 92 844 e estão abertas a todos os jovens que estejam interessados.


 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: