Animação de Rua

Reinventar tradições

Confirmando o espaço já conquistado na Festa, a Animação de Rua marca presença com a percussão e a participação já habitual dos «Tocá Rufar» e com a presença de novos grupos que teimam a reinventar essa tradição da música popular portuguesa, como é o caso dos «Bardoada» e...

O artigo completo está disponível na edição impressa ou por assinatura on-line



Já é assinante ou comprou o Avante! esta semana?
Inicie sessão




Mais artigos de: Festa do Avante!

A Festa dos 30 anos

A duas semanas da abertura da Festa, quando a Quinta da Atalaia está já povoada, sobretudo aos fins-de-semana, das muitas centenas de construtores que a aprimoram para esses três dias de festa e fraternidade, damos hoje destaque a três dos mais procurados “destinos”:

Lutar por um futuro melhor

A Cidade da Juventude é única dentro da Festa do Avante. Todos os anos é visitada por milhares de jovens. Sendo este um espaço de eleição da juventude que visita a Festa, tem uma programação feita à sua medida. Como já vem sendo usual, a Cidade da Juventude terá várias áreas, entre eles o Espaço Multiusos e o Palco Novos Valores.

Sabores, cheiros, tradições e lutas

O País está presente na Quinta da Atalaia. E com ele trás tudo o que Portugal tem: gastronomia, cultura, artesanato, música, dança, tradições, paisagem. São os espaços das Organizações Regionais, com as suas exposições, bancas e restaurantes. Neste espaço e este ano, destaca-se o roteiro dos vinhos, com uma mostra de vinhos de qualidade que podem ser adquiridos em todas as organizações. Mas, como o País não é feito de coisas boas, graças à inacção dos sucessivos governos, o visitante irá encontrar diversas referências aos problemas da população, de Trás-os-Montes aos Açores. A referência aos problemas é acompanhada pela indicação das lutas específicas travadas em cada localidade, em cada distrito.

Desporto para todos na Atalaia

Onde é possível juntar cerca de 30 modalidades desportivas num só espaço, durante três dias? Na Festa do Avante há um pouco de tudo, nuns casos para assistir, noutros para participar: patinagem, artes marciais, xadrez, hóquei, futsal, minibasquete, voleibol, ginástica, mah-jong, malha, slide, andebol, setas, paraquedismo e, claro, atletismo.

Inesperadas e interessantes propostas

Literatura portuguesa e estrangeira, actualidade política, poesia, ciências humanas, saúde, desporto, educação e livros para crianças e jovens. Estes são apenas alguns dos géneros literários que estão presentes na Festa do Livro.