Democratas invertem a maioria republicana
Eleições intercalares nos EUA
Bush derrotado nas urnas
O Partido Democrata derrotou o seu homólogo Republicano nas intercalares norte-americanas de anteontem. Com este resultado, Bush perde a maioria na Câmara dos Representantes.
Terça-feira de eleições nos EUA obrigou os norte-americanos a irem às urnas para escolherem os 435 deputados da Câmara dos Representantes, 33 de entre 100 senadores e 36 governadores dos 50 Estados que compõem a república federada.
Muito embora a contagem dos votos ainda não estivesse totalmente apurada, os dados preliminares indicavam que o partido do presidente perdeu, ao fim de 12 anos, o domínio na Câmara dos Representantes, conquistando apenas 201 lugares contra 234 garantidos pelos Democratas.
No Senado o cenário pode repetir-se. Até há hora de fecho da nossa redacção subsistia a dúvida quanto à maioria neste órgão, embora todas as projecções digam que também neste caso Bush sofra uma derrota. Até ao momento estavam atribuídos 49 assentos para cada uma das formações políticas.
As dúvidas continuam quanto aos senadores eleitos nos Estados de Montana e Virgínia. Se no primeiro caso Jon Tester parece bem encaminhado para roubar o assento ocupado pelo republicano Conrad Burns, na Virgínia Jim Webb e George Allen disputam o sufrágio «taco-a-taco». A recontagem dos votos é uma hipótese cada vez mais verosímil.
Quanto aos governadores, nem a vitória de Arnold Schwarznegger na Califórnia apaga a perda de importantes Estados como Nova Iorque, Ohio, Arkansas, Maryland, Colorado ou Massachusetts. Com este resultado, os democratas invertem também a maioria republicana no que ao número de governadores diz respeito, passando a deter 28 contra 22 republicanos.


 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: