Neve regressa a Lisboa

A neve regressou à região da grande Lisboa, facto que os meteorologistas atribuem à precipitação associada às baixas temperaturas que assolam o País.
Um ano depois do manto branco cobrir algumas zonas da capital, a 29 de Janeiro de 2006, interrompendo um ciclo de mais de meio século sem queda de neve na cidade, a manhã de domingo repetiu o fenómeno, considerado raro e imprevisível.
Durante duas horas, na zona do aeroporto da capital e em áreas suburbanas como a Amadora, Carnaxide, Loures ou Belas, foi possível observar «aguaceiros de neve». Nos concelhos do Oeste do distrito, os relatos da população também dão conta da queda de alguns «fiapos».
De acordo com o Instituto de Meteorologia, durante esta semana os termómetros devem registar uma subida gradual da temperatura.


CA de Sines entre os melhores

O Centro de Artes de Sines está entre os sete finalistas ao galardão de arquitectura contemporânea da UE, distinção à qual concorreram 237 projectos oriundos de 32 países e que é atribuída de dois em dois anos.
A selecção do CA de Sines para a derradeira escolha do vencedor do prémio Mies van der Rohe «é o reconhecimento do arrojo desta obra, que faz a ponte entre o centro histórico e a parte moderna da cidade», disse Manuel Coelho, presidente da Câmara Municipal de Sines, em declarações à Lusa. «É extremamente importante porque projecta o nome de Sines e valoriza a cidade», acrescentou ainda o autarca.
Projectado pelos arquitectos Manuel e Francisco Aires Mateus, o CA de Sines foi inaugurado em 2005 com a abertura da Biblioteca e do Auditório municipais. No espaço que substituiu o antigo Cine-Teatro Vasco da Gama funcionam também o Centro de Exposições e o Arquivo Histórico Municipal.
No próximo dia 14 de Maio será conhecido o veredicto final do júri.


Governo pondera mais portagens

O secretário de Estado do Ambiente revelou que o Governo está a ponderar a introdução de novas portagens em Lisboa e no Porto.
De acordo com a edição de segunda-feira do Jornal de Negócios, que cita Humberto Rosa, o executivo está a estudar os «planos e programas que foram feitos pelas comissões de coordenação e desenvolvimento regional», os quais apontam para a introdução de mais taxas nos acessos às referidas áreas metropolitanas.
A medida é justificada com a necessidade de travar a degradação ambiental provocada pela circulação automóvel nas regiões urbanas, facto que leva Humberto Rosa a admitir que decisão idêntica pode ser tomada noutras áreas metropolitanas do País.
O responsável governamental disse ainda ao periódico que a Associação Nacional de Municípios Portugueses(ANMP) está envolvida em todo o processo, mas a ANMP desmentiu as declarações em comunicado enviado à comunicação social.


Um mundo de desempregados

Segundo a Organização Internacional do Trabalho, o número de desempregados aumentou em 2006 atingindo o valor recorde de 195,2 mil milhões de pessoas. Destes, a maioria tem idade compreendida entre os 15 e os 24 anos, sendo que as mulheres continuam a contribuir mais para os números trágicos de quem não tem trabalho.
Do ponto de vista regional, o Norte de África e o Médio Oriente são as regiões mais deprimidas quando comparadas com o espaço da UE e da Ásia Oriental.
A OIT alerta ainda para o facto de 1,37 mil milhões de trabalhadores sobreviverem com menos que dois dólares por dia, situação que os coloca abaixo do limiar de pobreza.


Pescadores portugueses desaparecidos

Quatro pescadores portugueses de Nova Bedford, nos EUA, estão desaparecidos depois da embarcação em que se encontravam ter naufragado, sábado, ao largo da costa norte-americana.
O barco de pesca Lady of Grace, no qual seguiam António Barroqueiro, Mário Farinha, Rogério Ventura e João Silva, foi entretanto localizado pela guarda costeira, submerso a cerca de uma centena de metros de profundidade.
Embora não descartem a possibilidade dos tripulantes serem encontrados com vida, as autoridades marítimas consideram tal cenário altamente improvável, não só devido às baixas temperaturas da água do mar e à forte ondulação que se faz sentir, mas também porque a balsa salva-vidas foi encontrada no Lady of Grace durante as operações de busca.


Resumo da Semana