PCP na campanha do referendo

<font color=0069c3>Na rua pelo «Sim»</font>

A campanha para o referendo começou oficialmente anteontem. Nesse dia, Jerónimo de Sousa esteve na baixa lisboeta, numa grande acção de esclarecimento e mobilização para o voto no «Sim». No fim de semana, o secretário-geral do PCP participa em dois comícios: sábado no Porto e domingo no Litoral Alentejano.

O artigo completo está disponível na edição impressa ou por assinatura on-line



Já é assinante ou comprou o Avante! esta semana?
Inicie sessão




Mais artigos de: Em Foco

Por que pára o <em>Metro</em>?

Desde Junho de 2006, ocorreram no Metropolitano de Lisboa dez greves, todas com índices de adesão muito fortes, apenas com um objectivo: evitar que o Acordo de Empresa deixe de vigorar a partir do último dia de 2007. Não estão em causa reivindicações monetárias. Tem sido mais expressa a compreensão dos passageiros, privados do meio habitual de transporte nos períodos de luta dos trabalhadores. A campanha do Governo e do conselho de gerência do Metro, tentando apontar os «privilégios» dos funcionários, atinge dimensões inéditas. Sobre os motivos da luta dos trabalhadores do Metropolitano, as posições dos comunistas, a acção dos sindicatos e os argumentos da empresa e da tutela, falámos com os camaradas Diamantino Lopes e Anabela Carvalheira.

<font color=0069c3>Denunciar a hipocrisia</font>

Aveiro foi o local escolhido pelo PCP para um grande jantar com Jerónimo de Sousa em apoio ao «Sim» no referendo do próximo dia 11 de Fevereiro. O local era simbólico: naquele distrito foram condenadas a três anos de prisão, com pena suspensa, três mulheres, humilhadas publicamente. A responsável por esta situação é a «lei injusta» que vigora actualmente em Portugal, denunciou o secretário-geral do PCP.

<font color=0069cc>USL em campanha pelo «Sim»</font>

Com o objectivo de dinamizar e apoiar a campanha de esclarecimento pelo «Sim» à despenalização da IVG, a União de Sindicatos de Lisboa (USL) montou uma banca frente aos Armazéns do Chiado. Ali, foi privilegiado o contacto com a população.

<font color=0069cc>Eurodeputados pelo «Sim»</font>

Cerca de uma dezenas de eurodeputados de vários países da União Europeia (UE) estiveram presentes, domingo, em Lisboa, em solidariedade com quantos e quantas, em Portugal, se batem pela despenalização da interrupção voluntária (IVG) da gravidez até às 10 semanas.

<font color=0069cc>Tertúlia dos profissionais da Saúde</font>

No âmbito das iniciativas do «Em Movimento pelo Sim», que regista o empenho da CGTP-IN na respectiva campanha para o referendo de dia 11, realizou-se, sábado, no Teatro a Barraca, uma tertúlia pelo «Sim», promovida por profissionais da saúde com a presença dos mandatários – médicos Carlos Santos Silva, Luís Hermenegildo...

<font color=0069cc>«É preciso mudar a lei»</font>

No passado dia 20, teve lugar, no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Rio Tinto, a apresentação do núcleo de Gondomar do «Em Movimento pelo Sim».A sessão, que juntou dezenas de gondomarenses, particularmente jovens, teve a colaboração de dois grupos corais do concelho, a ACGITAR e o «Contra Corrente, Fábrica Teatral»....