Documentário sobre Álvaro Cunhal na RTP

A RTP transmitiu, na noite de quarta-feira da semana passada, dia 7, um documentário biográfico sobre Álvaro Cunhal, intitulado «O Homem, o Dirigente e o Partido».
O trabalho, apresentado pela deputada e dirigente comunista Odete Santos, que fala de Álvaro Cunhal no programa «Grandes Portugueses», passou em revista, durante mais de uma hora, momentos marcantes da vida e obra de uma das maiores personalidades da história de Portugal e do mundo, percurso profundamente interligado com a resistência à ditadura fascista no nosso País, com a construção do PCP e com a sua luta contra a exploração capitalista, pela libertação do Homem e a conquista da sociedade socialista.


Composição cai ao Tua

Um comboio que fazia a ligação entre Mirandela e Tua descarrilou, ao final da tarde de segunda-feira, perto da localidade de Santa Luzia, Concelho de Carrazeda de Anciães, arrastando consigo cinco pessoas. Os dois passageiros da composição sobreviveram e foram transportados para o hospital de Vila Real.
Embora ainda não estejam cabalmente apuradas as causas que motivaram a queda da composição de uma ravina com cerca de 60 metros de altura até ao rio, os dados preliminares da peritagem indicam que o acidente pode ter sido provocado por um deslizamento de terras.
As corporações de bombeiros de Vila Real e de Bragança, apoiadas por dois helicópteros e por uma equipa de mergulhadores, procederam às operações de resgate no terreno em busca do maquinista, do revisor e de um funcionário da CP. Na manhã de anteontem, o corpo de um dos tripulantes já tinha sido encontrado, mas continuam por localizar as restantes vítimas.


Sismo abala Centro e Sul

Passavam 36 minutos das dez da manhã de segunda-feira quando os aparelhos do Instituto de Meteorologia (IM) registaram um abalo sísmico de magnitude 5,8 na escala de Richter.
O tremor de terra cujo epicentro se estima ter sido a 160 quilómetros a Sudoeste do Cabo São Vicente, no Algarve, foi sentido em todo o território de Portugal continental, mas no Centro e Sul do País o abalo foi particularmente notado.
Fonte da Protecção Civil esclareceu que não existem relatos de danos materiais ou humanos, embora haja quem não tenha ganho para o susto, mesmo que por breves segundos.
O IM garante que o sismo desta segunda-feira foi o mais forte a atingir o território nacional nos últimos 30 anos. Na Andaluzia, Sul de Espanha, o Instituto Geográfico Nacional diz que não se sentia um abalo tão forte há uma década.


PJ faz buscas em Salvaterra

Uma brigada da Polícia Judiciária efectuou, quarta-feira da semana passada, buscas na Câmara Municipal de Salvaterra de Magos.
A operação teve como objectivo a recolha de elementos sobre supostas irregularidades no licenciamento de um estabelecimento de diversão nocturna do concelho. Segundo a Lusa, o proprietário apresentou queixa na PJ acusando a presidente da autarquia, Ana Cristina Ribeiro, do BE, de perseguição pessoal e de tentar impedir a abertura do espaço, isto apesar da existência dos necessários documentos de licenciamento e do alvará.
A agência de notícias adiantou ainda que os inspectores da Direcção Central de Combate ao Crime Económico e Financeiro estiveram particularmente interessados em recolher provas de alegadas suspeitas de tráfico de influências e peculato envolvendo Ana Cristina Ribeiro e o Departamento de Obras da Câmara.
Recorde-se que em 2005 o Ministério Público arquivou um processo em que o BE e o PS de Salvaterra trocaram acusações de peculato e favorecimento num concurso público.


Assassinado militante da Fretilin

Valente Soares, militante da Fretilin, foi assassinado na tarde de domingo quando circulava sozinho no centro da cidade de Ermera, em Timor-Leste.
O jovem de 24 anos não resistiu a diversos golpes feitos com um objecto contundente, alegadamente perpetrados por membros do grupo de peticionários liderados pelo brigadeiro Taur Matan Ruak. Os ex-militares estiveram na base da crise política no país em Abril e Maio do ano passado.
As forças das Nações Unidas presentes no território detiveram entretanto dois indivíduos suspeitos de estarem envolvidos no homicídio de Valente Soares, revelou à Lusa um dirigente local da Fretilin que solicitou anonimato.


Resumo da Semana