Breves
Encerramento de escolas
Em virtude da aprovação da Carta Educativa, a CDU tem vindo a promover várias reuniões com as entidades ligadas às questões da educação no concelho de Sintra: agrupamentos de escolas, associações de pais, juntas de freguesia, entre outras.
No âmbito destas reuniões, segundo relatam os eleitos do PCP, tem sido possível apurar que a Câmara de Sintra, através da Divisão de Educação, tem afirmado que as suspensões constantes da proposta de Carta Educativa a submeter à aprovação da Assembleia Municipal «não têm carácter vinculativo», mesmo após a sua aprovação por aquele órgão.
Perante estas afirmações, «claramente falaciosas», a CDU exige que o vereador da Educação esclareça de forma clara a população de Sintra, «em especial a atingida pelo encerramento de escolas». «Ou será que em Sintra, a Carta Educativa, depois de aprovada, não fará lei», interrogam-se os comunistas.
Desta forma, a CDU manifesta a sua indignação pelo facto de serem proferidas falsas afirmações em relação a este assunto. «Este será por certo o resultado de um processo, que começou mal, uma vez que os principais agentes interessados não foram envolvidos», acusam os eleitos, exigindo que a Câmara de Sintra «assuma publicamente e de forma inequívoca que nenhuma escola será encerrada no nosso concelho, caso não exista diminuição do número de alunos inscritos».

Intensificar as reivindicações
Descontentes com a decisão do Governo em fazer terminar o IP8 em São Brissos, perto de Beja, e não em Espanha, como o inicialmente previsto, autarcas das freguesias de Serpa e Beja reuniram-se, dia 27 de Janeiro, no Cineteatro Municipal de Serpa.
A criação de uma Comissão de Utentes que possa dinamizar um conjunto de actividades a reivindicar a construção do IP8 entre Sines e Vila Verde de Ficalho foi a principal decisão tomada pelos autarcas, que prometem intensificar as reivindicações até que o Governo compreenda a importância estratégica da ligação a Espanha para o desenvolvimento da região e do próprio País e altere o rumo da sua decisão.

Ataque ao SNS
A população de Ovar assiste, neste momento, a um claro recuo do Governo face à decisão anunciada de encerrar a pediatria no final deste mês, e de tomar uma decisão definitiva relativamente ao Serviço de Urgência.
Entretanto, manifestando o seu apoio total à luta das populações em defesa do Hospital de Ovar, a CDU continua a acreditar na manutenção tanto da pediatria como dos serviços de urgência. «Contudo, e para que tal se torne realidade, importa mais do que nunca continuar a luta e não embarcar nos discursos desmobilizadores do Governo que, apesar de ter adiado a decisão, não deixará de voltar à carga», acentuam os activistas da CDU, que prometem continuar «a tudo fazer em defesa do Serviço Nacional de Saúde em geral e do Hospital de Ovar em particular».

Património cultural
O projecto da Câmara de Sines para a recuperação dos edifícios interiores e zona envolvente do Castelo de Sines foi aprovado, recentemente, pelo Instituto Português do Património Arquitectónico e considerado «de grande interesse cultural».
A intervenção, orçada em um milhão de euros, foi ainda alvo de uma candidatura ao Programa Operacional da Cultura tendo em vista um financiamento em 50 por cento. Caso a resposta seja positiva, as obras deverão avançar ainda este ano.

Identificar problemas
Setenta alunos do 8.º Curso de Licenciatura em Enfermagem da Escola Superior de Enfermagem Calouste Gulbenkian iniciaram, este mês, em Alcochete, o contacto domiciliário para identificação das preocupações da população em matéria de saúde.
Esta acção, que irá terminar amanhã, sexta-feira, decorreu em Samouco, São Francisco, Passil, Monte Laranjo, Barroca d´Alva, Bairro da Coophabital e Bairro das Barrocas, no âmbito de um protocolo de cooperação estabelecido entre o Município de Alcochete e a referida Escola Superior de Enfermagem.

Falar de saúde
A Assembleia Municipal do Seixal vai realizar, em todas as freguesias, um conjunto de reuniões com a população do concelho sobre a instalação de uma unidade hospitalar naquela região.
A primeira reunião terá já lugar no dia 23 de Fevereiro na Sede do Paio Pires Futebol Clube. Seguir-se-ão as freguesias de Fernão Ferro (2 de Março, no edifício do Mercado Municipal), Arrentela (9 de Março, na Sede da Sociedade Filarmónica União Arrentelense), Corroios (16 de Março, no Auditório da Delegação da Junta de Freguesia em Miratejo), Amora (23 de Março, no Auditório da Junta de Freguesia) e Seixal (30 de Março, na Sede da Sociedade Filarmónica Democrática Timbre Seixalense). Todas estas iniciativas realizar-se-ão às 21h00.

Exigir soluções
Os atrasos nas obras de despoluição do Rio Alviela e na reparação da zona de lazer ribeirinha de Mouchão foram denunciados, em comunicado, pelo Partido Ecologista «Os Verdes» (PEV) que reclama respostas do Governo.
Em requerimentos enviados ao Governo, o deputado Madeira Lopes, eleito pelo PEV, reclama soluções rápidas para estes dois problemas que afectam os concelhos de Alcanena e de Santarém, que devem passar por projectos de investimentos substanciais por parte do Poder Central.

«Pintor de Gente Singular»
Uma exposição de Adelino Ângelo, autor de mais de 50 mostras por todo o mundo, está patente até 10 de Março, na sede da AERSET – Associação Empresarial da Região de Setúbal, na Avenida Luísa Todi.
A mostra, promovida pela Câmara de Setúbal, intitulada «Adelino Ângelo. Um Pintor de Gente Singular», é constituída por 32 quadros a óleo sobre tela.

Junto da população
O Bairro Parceria e Antunes foi o único bairro municipal iniciado e construído durante a gestão de Rui Rio, presidente da Câmara do Porto. Pese embora ser uma construção muito recente, apresenta já evidentes sinais de degradação.
No sentido de denunciar esta situação concreta e as consequências da política de habitação municipal da coligação PSD/PP, a CDU do Porto realizou, sábado, uma visita aquele bairro. Esta iniciativa contou com a participação dos eleitos Henrique Ornelas, Perfeito Monteiro e Rui Sá.
Segunda-feira, a convite dos moradores da zona de S. Martinho, os eleitos da CDU na Assembleia Municipal da Trofa, Jaime Toga e Paulo Queirós, visitaram o local onde estão a ser construídos edifícios e a proceder a alegadas alterações nas dimensões das ruas envolventes que têm gerado vários protestos por parte dos moradores.
No próximo sábado, no sentido de aprofundar o conhecimento dos problemas do concelho da Guarda, uma delegação da CDU irá visitar as freguesias de São Vicente e da Sé. Esta iniciativa inicia-se com uma reunião com as juntas de freguesia, na sua sede, após a qual se segue uma visita a vários pontos que se justifica observar localmente.

Vasco Gonçalves
Amanhã, sexta-feira, às 17 horas, vai ser inaugurada a Rua General Vasco Gonçalves, em Almancil. Esta artéria fica situada em frente à Associação Social e Cultural de Almancil.