Comunidade portuguesa em França
Unidos contra encerramento dos consulados
Cerca de 500 portugueses manifestaram-se, sábado, em Paris, para protestar contra a intenção do Governo PS em encerrar o consulado de Portugal em Versailles.
Esta iniciativa, convocada pela Comissão de Defesa do Consulado, formada em 26 de Janeiro na sequência de uma reunião que juntou dirigentes de 20 associações da área consular, contou com a participação dos membros dos Conselhos das Comunidades Portuguesas.
«Povo unido jamais será vencido» e «Restruturação sim, liquidação não» era o que se podia ler nos diversos cartazes empenhados pelos portugueses residentes em França. Além de protestarem contra o encerramento do consulado, os emigrantes manifestaram-se também contra a venda do edifício.
O consulado de Versailles é uma das seis estruturas que o Governo português pretende encerrar em França no âmbito do projecto de reestruturação consular.
Desde que foi divulgado o projecto, em Dezembro, os portugueses em França têm realizado várias manifestações, concentrações, vigílias, petições e abaixo-assinados contra o encerramento daqueles seis postos.
No sábado, os conselheiros das Comunidades Portuguesas em França e os seis colectivos de Defesa dos Consulados de Portugal estiveram reunidos e decidiram realizar, a 18 de Março, uma grande manifestação em Paris. No dia 4 de Março, novas acções realizar-se-ão em cada uma das áreas consulares.
Entretanto, está a circular um folheto do PCP em solidariedade com as comunidades portuguesas. No documento apela-se à mobilização e luta «contra a desastrosa política de direita».
«Esta obsessão economicista do Governo quanto às comunidades portuguesas é um absurdo e revela ausência de uma estratégia e de uma política externa de afirmação e projecção de Portugal no mundo, coerente com o interesse nacional e com os interesses das comunidades», lê-se no folheto.


 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: