27 partidos subscrevem apelo comum

Acções comuns contra a UE do grande capital

A propósito do 50.º aniversário do Tratado de Roma, que instituiu a Comunidade Económica Europeia, quase três dezenas de partidos comunistas e progressistas de vários países da Europa subscreveram um apelo comum lançado por iniciativa do PCP.

O artigo completo está disponível na edição impressa ou por assinatura on-line



Já é assinante ou comprou o Avante! esta semana?
Inicie sessão




Mais artigos de: Europa

Rumo neoliberal frustra expectativas

A subida dos lucros dos grupos económicos e financeiros da União Europeia contrasta com o agravamento das desigualdades, injustiças sociais e assimetrias regionais. Por isso, os protestos contra as políticas neoliberais alastram a toda a Europa.

Pescas ganham apoios

As regiões autónomas dos Açores e Madeira poderão beneficiar em breve de novos apoios financeiros para a actividade piscatória graças à adopção das propostas do PCP no Parlamento Europeu.

Governo partilhado

Republicanos e unionistas chegaram a acordo para a formação de um governo partilhado entre os dois maiores partidos da Irlanda do Norte. Gerry Adams, pelo Sinn Fein, e Ian Paisley, pelo DUP (partido democrático unionista) fixaram a data 8 de Maio para a nomeação do novo executivo, compromisso que é visto como o primeiro passo para uma viragem histórica no processo político da Irlanda do Norte.

Anotações sobre «50 anos»

Talvez um dos aspectos mais significativos que ressalta das iniciativas dedicadas aos 50 anos do Tratado de Roma tenha sido a total ausência de participação popular, quer em Portugal quer nos restantes países da União Europeia (UE).De facto, os 50 anos de integração capitalista na Europa apenas foram comemorados pelos...