Comentário

Anotações sobre «50 anos»

Pedro Guerreiro
Talvez um dos aspectos mais significativos que ressalta das iniciativas dedicadas aos 50 anos do Tratado de Roma tenha sido a total ausência de participação popular, quer em Portugal quer nos restantes países da União Europeia (UE).De facto, os 50 anos de integração...

O artigo completo está disponível na edição impressa ou por assinatura on-line



Já é assinante ou comprou o Avante! esta semana?
Inicie sessão




Mais artigos de: Europa

Rumo neoliberal frustra expectativas

A subida dos lucros dos grupos económicos e financeiros da União Europeia contrasta com o agravamento das desigualdades, injustiças sociais e assimetrias regionais. Por isso, os protestos contra as políticas neoliberais alastram a toda a Europa.

Acções comuns contra a UE do grande capital

A propósito do 50.º aniversário do Tratado de Roma, que instituiu a Comunidade Económica Europeia, quase três dezenas de partidos comunistas e progressistas de vários países da Europa subscreveram um apelo comum lançado por iniciativa do PCP.

Pescas ganham apoios

As regiões autónomas dos Açores e Madeira poderão beneficiar em breve de novos apoios financeiros para a actividade piscatória graças à adopção das propostas do PCP no Parlamento Europeu.

Governo partilhado

Republicanos e unionistas chegaram a acordo para a formação de um governo partilhado entre os dois maiores partidos da Irlanda do Norte. Gerry Adams, pelo Sinn Fein, e Ian Paisley, pelo DUP (partido democrático unionista) fixaram a data 8 de Maio para a nomeação do novo executivo, compromisso que é visto como o primeiro passo para uma viragem histórica no processo político da Irlanda do Norte.