«2007 começou com um brutal agravamento do custo de vida»
Porto prepara encontro para Maio
Encontro de Évora da JCP no domingo
A Organização Regional do Porto da JCP está a preparar o seu 9.º Encontro, a realizar em Maio. Já este domingo tem lugar o Encontro Regional de Évora.
O 9.º Encontro Regional de Évora da JCP realiza-se no próximo domingo, com o lema «Intervir e Organizar para Transformar». Porque, «para transformarmos a sociedade em que vivemos, precisamos de intervir e de nos organizar».
«As políticas praticadas pelo actual governo do PS têm seguido o caminho contrário aos anseios, desejos e aspirações dos jovens. São políticas de direita que, em vez do emprego, da educação, da paz e do bem-estar dos jovens e de toda a população, só tem promovido o desemprego, a elitização do ensino, a miséria e a guerra», afirma a Organização Regional de Évora, em nota de imprensa.
«Para centenas de milhares de jovens no nosso país, as incertezas e angústias face ao presente e ao futuro têm vindo a aumentar. O encerramento de escolas no interior do País, nomeadamente no distrito de Évora, tem sido uma constante. A educação tem sofrido um grave ataque político e ideológico por parte do grande capital, traduzido em políticas educativas castradoras dos direitos mais fundamentais no acesso à educação, como é o caso dos exames nacionais, da nota mínima de 9.5 valores, das propinas e do Processo de Bolonha. A educação pública, gratuita e de qualidade é a resposta para uma sociedade mais justa», defendem os jovens comunistas.
«O ano de 2007 começou com um brutal agravamento do custo de vida com o aumento do preço dos bens de primeira necessidade, acompanhado pela ofensiva contra os direitos dos trabalhadores. O desemprego e a precariedade atingem hoje milhares de jovens por todo o País, nomeadamente no nosso distrito», alertam.

Encontro Regional do Porto

A Organização Regional do Porto da JCP está já a preparar o seu 9.º Encontro, marcado para 19 de Maio, nas instalações da Junta de Freguesia de Massarelos. Com o lema «Só a luta é o caminho. Organizar para intervir e transformar», o encontro realiza-se constitui um espaço, desde a fase de preparação, «para o balanço sério do trabalho realizado e para definir medidas e orientações para os próximos dois anos de intervenção da JCP no distrito, no seguimento das orientações do 8.º Congresso da JCP», como refere a direcção em nota de imprensa.
O projecto de resolução política, actualmente em discussão pelos militantes, tem como objectivo analisar a situação política da juventude e traçar as principais linhas de intervenção do trabalho da organização, procurando contribuir para o reforço da JCP.
A resolução política do encontro pretende constituir um instrumento de trabalho, resultado da discussão colectiva de todos os militantes da JCP e expressão da sua democracia interna. «Este é um momento que deve contribuir, com um intenso trabalho colectivo, para o assumir de dificuldades e avanços, contribuindo para uma organização mais forte e mais capaz de desenvolver com a juventude um dos seus mais importantes objectivos: a luta de massas, que uma expresso maior dos jovens organizados na defesa e conquista dos seus direitos», afirma a direcção.
Na fase de preparação do encontro, incluem-se actividades como a distribuição de milhares de documentos, a colagem de um cartaz e a pintura de murais.


 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: