A Passagem

A Passagem. Uma Biografia de Soeiro Pereira Gomes, de Manuela Câncio Reis, foi apresentado no sábado, em Alhandra. A obra, editada pela Caminho, apresenta a vida política e literária de Soeiro Pereira Gomes. «Tal como Consuelo Saint-Éxupery, muitos anos depois de o criador de O Pequeno Príncipe ter desaparecido, Manuela Câncio Reis oferece-nos uma jóia da memória - a biografia de um Homem», afirmou Isabel Câncio Reis Nunes, na apresentação.


Romance do 25 de Abril

Escrito por João Pedro Mésseder e ilustrado por Alex Gozblau, Romance do 25 de Abril foi lançado no dia 25 de Abril, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto. Na ocasião, o «Bando dos Gambozinos» apresentou uma peça musical baseada na obra.
O livro – em prosa rimada e versificada – conta a história de um menino chamado Portugal, que, ao longo da vida, luta contra as tiranias e a injustiça e, em adulto, vê concretizar-se o seu maior sonho: a liberdade.
Nas palavras de Ana Margarida Ramos, Romance do 25 de Abril salienta «as consequências trágicas» do fascismo, «como as perseguições políticas, a censura e a Guerra Colonial, entre outros aspectos. A opção pelo “romance”, enquanto género da literatura tradicional, permite a valorização da memória e do cariz épico da história narrada, destinada a perdurar pela transmissão de geração em geração.»


23 milhões de crianças nos EUA sem cuidados de saúde

23,7 milhões de crianças norte-americanas não tem acesso regular a cuidados de saúde, de acordo com o Fundo de Saúde das Crianças, citado pela agência Lusa. Segundo o estudo publicado na semana passada, as crianças nestas condições correspondem a 30 por cento do total.
Cerca de nove milhões de crianças não têm seguro de saúde, 11,5 milhões vive sem qualquer tipo de cobertura médica e 3,2 milhões que não têm acesso a consultas médicas por falta de transporte fiável.
«Mais crianças do que nunca têm dificuldades em obter os cuidados médicos de que precisam e não é apenas uma questão de seguro», afirmou Irwin Redlener, presidente do Fundo de Saúde das Crianças.
O responsável adianta que a perda da possibilidade de cuidados médicos é muitas vezes gerada pela entrada no desemprego de um dos pais, pela mudança de um progenitor para um emprego que não oferece seguro de saúde ou por este ter um salário não inferior ao fixado para entrar no Medicaid (sistema governamental de cuidados de saúde para os pobres) mas não o suficiente para pagarem um seguro privado de saúde.
«Crianças com problemas de saúde negligenciados terão problemas na escola e poderão vir a ser bem menos produtivas do que poderiam ser», acrescenta Redlener.


81 invasões de fazendas no Brasil

No Brasil, o Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra invadiu 81 fazendas no mês de Abril como forma de pressionar o governo de Lula da Silva a implementar a reforma agrária. Durante esse período, registaram-se igualmente 17 invasões de prédios governamentais em acções que mobilizaram 22 mil pessoas, para além de marchas e bloqueios de auto-estradas.
A coordenadora nacional do MST, Marina dos Santos, afirmou à imprensa que «temos buscado diálogo [com o Governo], sem perder a posição crítica e independente. Vamos debater, negociar e continuar exigindo a reforma agrária.»
Em Abril foi assinalado o 11.º aniversário do massacre de Eldorado dos Carajás, quando 19 agricultores foram assassinados Estado do Pará, por polícias militares.


Jornalistas gregos em greve

Na Grécia, os jornalistas cumpriram uma greve de 24 horas, anteontem, em protesto contra a má gestão dos fundos de reforma e seguros. De acordo com a Lusa, nenhum noticiário foi difundido nas rádios e televisões, os jornais não foram publicados e os sites com notícias não foram actualizados.
Os trabalhadores contestam os 130 milhões de euros da sua caixa de pensões em obrigações do Estado e exigem a devolução imediata do dinheiro e a gestão independente dos fundos de seguros através da eleição da administração e da garantia de um escrutínio público eficaz. Os jornalistas querem igualmente que sejam garantidos retornos estáveis, a manutenção dos seus direitos fundamentais e dos padrões de seguros e a reformas.


Resumo da Semana