Mais de mil pessoas participaram no torneio, em todo o País
Final nacional do Torneio Agit
Dois dias de jogo no Seixal
24 horas a jogar: vai ser assim a final nacional do Torneio Agit de Futsal, organizado pela JCP, no sábado e domingo, no Seixal. A prova é disputada pelos vencedores regionais.
O Pavilhão da Torre da Marinha, no Seixal, recebe esta fim-de-semana a final nacional do Torneio Agit de Futsal. Sob o lema «Não te deixes fintar, luta pelos teus direitos», o torneio passou por várias eliminatórias concelhias e regionais que se realizaram durante os meses de Março e Abril, com a participação de mais de mil jovens nos vários distritos do país, envolvendo equipas masculinas e femininas. A final nacional junta duas equipas por distrito (uma masculina e uma feminina), que disputarão o primeiro lugar em formato de maratona 24 horas.
O torneio tem como objectivo divulgar o projecto da JCP, promover os ideais da fraternidade e amizade entre os participantes e debater os problemas e direitos da juventude, nomeadamente a prática desportiva universal e gratuita.

Finais regionais

Na Guarda, a eliminatória do torneio teve lugar na sexta-feira, com finais masculina e feminina. No concelho, participaram 6 equipas, 2 femininas e 4 masculinas. Jogadores e público assistiram ainda a um debate com o deputado do PCP Miguel Tiago.
A eliminatória concelhia e a eliminatória regional de Coimbra realizaram-se a 30 de Abril e a 1 de Maio, respectivamente. Na primeira prova participaram 11 equipas (nove masculinas e duas femininas), envolvendo mais de cem jovens. Na segunda participaram quatro equipas: duas de Coimbra, uma da Figueira da Foz e uma de Meruge.
Como refere a JCP, «durante a realização do torneio ficou bem patente a dificuldade que os jovens de Coimbra tem em arranjar um espaço desportivo coberto que não custe mais de 30 euros por hora. Daí o Torneio da JCP se ter realizado ao ar livre e daí ter sofrido por várias vezes a visita da chuva. Contudo, o torneio desenrolou-se com grande espírito de camaradagem, potenciou contactos e permitiu a divulgação da revista Agit.
A final regional do Algarve decorreu no dia 29 de Abril. No pavilhão da Escola Poeta Emiliano da Costa, em Estoi, cinco equipas provenientes de diferentes concelhos da região disputaram o primeio lugar. Os «Sonâmbulos de Tavira» foram os vencedores.
«A dificuldade em encontrar locais com equipamentos desportivos disponíveis para a realização dos jogos do torneio confirma a necessidade de serem disponibilizadas condições para a prática de desporto. Por outro lado, instalações desportivas recentes e aparentemente adequadas às funções para que foram pensadas têm falta de material e a manutenção dos equipamentos é negligenciada. A falta de bolas e coletes ou avarias durante vários meses no aquecimento da água dos balneários são problemas urgentes de resolver, pois, além de prejudicar em geral os praticantes de desporto, prejudica também os alunos de escolas básicas e secundárias», salienta a Organização Regional do Algarve.
Na véspera, teve lugar a final regional do Porto, no Polidesportivo da Junta de Freguesia de Matosinhos. A equipa «Heroes del Silencio» venceu a prova masculina e a «Equipa Feminina de Vila do Conde» a prova feminina.


 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: