Sporting vence Taça de Portugal

O Sporting venceu a Taça de Portugal, a prova mãe do futebol, no domingo à tarde, no Estádio Nacional, no Jamor. A final foi disputada com o Belenenses, num jogo que acabou com a vitória da equipa de Alvalade por 1-0. As comemorações estenderam-se um pouco por todo o País, em especial em Lisboa.
No mesmo dia, o Sporting conquistou o segundo lugar na Taça dos Campeões Europeus de Atletismo, em Albufeira, atrás do Luch de Moscovo. Este é o melhor resultado alcançado pelo clube desde a vitória de 2000, em Vila Real de Santo António.


Planeamento familiar negado a jovens

Um estudo da DECO anunciou que mais de metade dos centros de saúde, hospitais e delegações do Instituto Português da Juventude fecharam as portas aos jovens que procuraram planeamento familiar a pedido da associação de defesa do consumidor.
O documento da DECO – citado na segunda-feira pela Lusa – teve como base 85 visitas anónimas aos estabelecimentos por jovens entre os 15 e os 20 anos.
«A maioria dos centros de saúde impediu» a entrada das jovens por não estarem aí inscritas. Dos 49 serviços que recusaram o atendimento, 27 encaminharam as colaboradoras da DECO para o centro de saúde da sua área de residência, apesar de estas já terem afirmado que não queriam fazê-lo por falta de à vontade para tratar o tema com conhecidos. Em 10 casos «fecharam a porta sem dar alternativas» e nos restantes 12 as jovens foram encaminhadas para Centros de Atendimento a Jovens ou delegações do Instituto Português da Juventude.
A lei determina que os centros de saúde e hospitais com serviços de ginecologia devem ter consultas de planeamento familiar e facilitar o acesso aos jovens, seja qual for a sua área de residência.


Mais 1300 escolas para fechar

O Governo pretende encerrar mais 1300 escolas do primeiro ciclo do ensino básico no próximo ano lectivo, de acordo com a Fenprof. A organização teve acesso a um relatório do Gabinete de Informação e Avaliação do Sistema Educativo (GIASE) do Ministério da Educação.
Em declarações à Lusa, Francisco Almeida, dirigente da Fenprof, afirmou que «o relatório existe» e que «muitas autarquias já manifestaram uma grande oposição ao encerramento deste número de escolas».
No ano lectivo de 2006/2007 foram encerradas quase 1500 escolas do primeiro ciclo. Os 11 mil estudantes que frequentavam estas instituições foram transferidos para 847 estabelecimentos de acolhimento.


«O Tempo das Giestas» em Beja e Setúbal

O romance «O Tempo das Giestas», de José Casanova, continua a ser apresentado em sessões públicas em todo o País. No domingo, em plena Festa Alentejana, mais de 100 pessoas participaram na apresentação da última obra do director do Avante!, que contou com a introdução de Bento Quaresma. Dois dias antes, em Setúbal, 50 pessoas assistiram a uma outra sessão, apresentada por Leandro Martins, escritor e chefe de redacção do Avante!. «O Tempo das Giestas» foi lançado no final de Abril e é publicado pela Editorial Caminho.


Trabalhadores protestam no Brasil

Trabalhadores e estudantes protestaram em todo o Brasil em defesa dos direitos laborais e contra a política económica do presidente Lula da Silva, na quarta-feira da semana passada. O protesto foi convocado pelas centrais sindicais CUT, pelo Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST) e pela União Nacional dos Estudantes (UNE).
Em causa estão ainda reformas da legislação laboral brasileira e as medidas recentemente propostas por Lula da Silva contra as greves de funcionários públicos.


Resumo da Semana